A União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos desenvolveu uma resposta social direcionada à população idosa da região utilizando a tecnologia Click2Care, uma solução que permite o acompanhamento destas pessoas à distância, ajuda em caso de emergência, assim como a localização e a teleassistência. Esta tecnologia é constituída por um dispositivo móvel pessoal, e uma plataforma de gestão onde toda a informação é acedida pelas entidades competentes.

Ao todo, são 80 idosos com necessidades especiais que são acompanhados com este serviço, sendo que 68 já se encontram com o dispositivo Click2Care, cinco em fase de instalação e os restantes serão implementados à posteriori. A população abrangida tem, na sua grande maioria, mais de 80 anos e muitos vivem sozinhos, tendo ainda patologias como a demência ou alterações motoras que diminuem a sua autonomia.

“O serviço de teleassistência prestado pela Click2Care na população tem um impacto social positivo, no sentido em que cada pessoa que possui este dispositivo se encontra ‘protegido’ 24h por dia, 7 dias por semana, o que através de meios humanos seria impossível de garantir. É uma enorme mais valia porque os faz sentir mais acompanhados, deixando também os familiares mais descansados já que o dispositivo funciona dentro e fora de casa”, explica o Gabinete de Ação Social da UFLOM.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com