Foi perante uma plateia de cerca de mil pessoas na Alameda da Estação, que o Unidos Pela Trofa, coligação liderada por Sérgio Araújo e apoiada pelo PSD e CDS/PP, apresentou oficialmente, as suas equipas candidatas à Câmara Municipal da Trofa, à Assembleia Municipal e os mandatários da candidatura, no âmbito das eleições autárquicas do próximo dia 12 de outubro.
Na ocasião, Sérgio Araújo expressou o orgulho e a confiança nas qualidades de cada elemento da sua equipa, destacando “a responsabilidade que temos por representar o Unidos Pela Trofa, a coligação que nos últimos 12 anos defendeu com unhas e dentes os interesses de todos os trofenses”, reforçando ainda que “o projeto do Unidos pela Trofa é a única solução capaz de responder aos desafios do presente e construir o futuro que todos ambicionamos”.
Para liderar a Assembleia Municipal, a coligação apresentou António Pontes, reconhecido pelo seu papel como membro da Comissão Instaladora do Município da Trofa, por ser um dos responsáveis pela criação do concelho, e pela sua presença ativa na autarquia, entre 2001 e 2013. António Pontes destacou a importância de valores como a “competência, tolerância, seriedade, capacidade de trabalho e o espírito de missão nos órgãos autárquicos, designadamente na assembleia municipal”. Assumiu, ainda, dez princípios basilares que pautarão a atuação da sua equipa, caso vençam as eleições, com o objetivo central de salvaguardar a saúde da democracia local e dignificar o papel da Assembleia Municipal.
Sérgio Humberto, antigo presidente da Câmara Municipal da Trofa e atual eurodeputado, assume o papel de mandatário da candidatura. Na sua intervenção, reiterou o apoio a Sérgio Araújo, reconhecendo o seu “trabalho, competência, vontade de fazer política diariamente junto das pessoas, dos homens e das mulheres, dos pobres e dos ricos, dos empresários e das associações, para praticar o bem em prol de todos”.
A coligação Unidos Pela Trofa reuniu uma equipa de 180 candidatos o todos os órgãos do município: 14 à Câmara Municipal, 42 à Assembleia Municipal da Trofa, 18 a Alvarelhos, 26 a Bougado, 26 a Coronado, 18 a Covelas, 18 a Guidões e 18 ao Muro. João Marques, Isabel Cruz, Renato Ribeiro (indicado pelo CDS), Roque Ferreira, Telma Pereira (indicada pelo CDS), Eliana Faria, João Serra, Sílvia Cruz, Adalberto Monteiro (indicado pelo CDS), Miguel Maia, José Miranda, Marta Faria e Liliana Ferreira (indicada pelo CDS), são os restantes candidatos à Câmara Municipal da Trofa.
Quanto aos mandatários setoriais da candidatura, para além de Sérgio Humberto, destacam-se Cristiana Martins no Desporto, Helena Maia no Associativismo, João Campos na Juventude, Maestrina Antónia Serra na Cultura, Juliana Miranda na Inclusão, Magda Garcia na Educação, Paulo Sousa no Empreendedorismo e Zélia Reis no Desenvolvimento Social.


