VISITA PASTORAL À PARÓQUIA DO DIVINO SALVADOR

A Paróquia do Divino Salvador em Vilar de Andorinho realizou a Visita Pastoral entre 13 e19 de maio, pelo Bispo Auxiliar D. António Augusto Azevedo, recentemente nomeado por Sua Santidade Papa Francisco, como Bispo da Diocese de Vila Real, de 56 anos natural de Avioso, Maia, e foi ordenado padre em 1986.A sua tomada de posse está marcada para 30 de junho, na Sé de Vila Real.

No dia 13 de maio a Paróquia do Divino Salvador acolheu o Bispo Auxiliar D. António na sua Visita Pastoral da melhor maneira possível, iniciou com celebração Eucarística na Igreja Matriz, onde o Pároco da Freguesia Padre Albino Reis felicitou o Senhor Bispo pela sua nomeação na Diocese de Vila Real; o Presidente da Junta de Freguesia Drº Serafim Teixeira; o Vereador da Cultura da Câmara de Vila Nova de Gaia Drº Manuel Monteiro e toda uma comunidade que fez questão de estar presente para tão bonita celebração que coincidiu com a festividade de Nossa Senhora de Fátima .

A mensagem que deixou a cada um de nós foi acreditar no Amor de Maria, que nos conforta em todas as situações controversas da vida, que nos escuta e incute a esperança e nos convida a sermos fieis a Deus até ao fim. Nas nossas vidas muitas das vezes é difícil escutar Deus nos nossos corações e fazermos parte do seu projeto e com Ele superar todas as dificuldades da vida e nada melhor como seguir o exemplo e inspiração de Nossa Senhora que nos protege com o seu Amor de Mãe.

Finalizou a sua intervenção mencionando uma frase do papa Francisco que pede uma “Igreja missionária, acolhedora, fiel, pobre de meios mas rica em AMOR “.

No final recebeu uma Monografia de Vilar de Andorinho; Livro da Capela de São Lourenço; e o Livro que nos relata o restauro do nosso Órgão da Igreja Matriz.

Antes da bênção final realizou-se uma procissão de velas que percorreu as ruas principais da Freguesia e finalizou na Igreja Matriz.

O segundo dia da Visita Pastoral (dia 14 de maio) começou pelas 15h00 no Centro Social e Paroquial, o Senhor Bispo visitou a APPACDM ; fez uma visita a alguns doentes em casa acamados; e pelas 19h00 celebração para toda a comunidade na Igreja Matriz; pelas 20h00 jantar na Comunidade das irmãzinhas da Assunção; 21h30 reunião na Sede da Junta de Freguesia com todos os Dirigentes Associativos.

No dia 15 de maio pelas 08h30 celebração da Eucaristia na igreja da Sagrada Família, pelas 19h00 celebração noutro local de culto Capela de Nossa Senhora da Paz e pelas 20h00 jantar de reunião com o Cons. Económico em casa de uma família.

A 16 de maio duas celebrações para a comunidade às 9h00 na Capela de Nossa Mãe dos Cristãos e ao final do dia na Igreja Matriz.

Na sexta feira ( dia 17 de maio ); pelas 15h00 visita às Escolas; 16h30 visitou as Empresas; às 19h00 celebração na Matriz, 20h00 jantar na casa de uma família e pelas 21h30 Encontro com os Agentes de Pastoral, na Capela de Nossa Senhora Mãe dos Cristãos.

No dia 18 de maio pelas 10h30encontro com as crianças da Catequese na Igreja da Sagrada Família em Vila D’Este; às15h00 no Salão da Tuna “ A Vencedora” encontro com os doentes ( Pastoral da Saúde )e pelas 19h00 celebração na Igreja Matriz, com as crianças da catequese, da adolescência e jovens e toda a comunidade; pelas 20h00 jantar na casa de uma família; às 21h30 encontro com os Crismandos no Salão da Igreja da Sagrada Família.
No último dia ( 19 de maio ) celebração da Eucaristia, na Capela da Nossa Senhora Mãe dos Cristãos e pelas 11h00 na Igreja da Sagrada Família em Vila D‘Este foi Batismos e Crisma; pelas 13h00 almoço com todos os Crismados, familiares, convidados etc.

A visita do Bispo Auxiliar D. António Augusto Azevedo à Paróquia do Divino Salvador em Vilar de Andorinho foi um encontro com a comunidade que deu para tirar conclusões da verdadeira realidade, quer na positividade como nas dificuldades, como em todo trabalho que toda a comunidade se disponibiliza em concretizar.

Em todas as suas intervenções o Bispo referiu a sua especial atenção pelos jovens, porque são sem dúvida alguma uma aposta positiva aos novos desafios, para construir uma Igreja mais participativa , fiel e mais atual à nossa realidade.