1600 SENIORES DE PEDROSO E SEIXEZELO PASSARAM O DIA EM VALPAÇOS

O passeio anual sénior organizado pela União de Freguesias de Pedroso e Seixezelo sucedeu-se nos passados dias 15 e 22 de setembro e contou com a participação de 1600 idosos. Paula Carvalhal, vereadora da Câmara Municipal de Gaia, e os Bombeiros Voluntários dos Carvalhos foram presenças significativas nesta iniciativa que foi repleta de importância e de emoção para os participantes.

O passeio anual sénior da União de Freguesias de Pedroso e Seixezelo decorreu nos passados dias 15 e 22 de setembro e reuniu 1600 idosos, com o intuito de lhes proporcionar um dia de alegria e de convívio em Valpaços. No dia 15 de setembro partiram 18 autocarros e no dia 22 de setembro saíram 10 autocarros, pelas 8h30, da Feira dos Carvalhos, com destino a Mirandela, para uma primeira paragem, onde os participantes tiveram algum tempo livre para tomar o pequeno-almoço, conhecer o local e assistir à eucaristia, que decorreu na Igreja de Nossa Senhora da Encarnação.

Após a paragem na cidade que é banhada pelo Rio Tua, os seniores viajaram até à Quinta Dona Adelaide, em Valpaços, onde os esperava um banquete e uma grande tarde de convívio e de animação. Findo o almoço, uns seniores começaram a explorar e a desfrutar das valências da Quinta, que está inserida num contexto pautado pela natureza e rodeada por uma densa mancha florestal, possui uma piscina exterior e um lago com vários chafarizes, enquanto outros aderiram ao momento dançante, que decorreu no exterior do salão, foi protagonizado pelo cantor gaiense Daniel Fernandes e prolongou-se até à hora do lanche. A merenda foi servida e, depois, Filipe Lopes, presidente da Junta de Freguesia de Pedroso e Seixezelo, homenageou, juntamente com o executivo da Junta de Freguesia e com Paula Carvalhal, vereadora da Câmara Municipal de Gaia, a pessoa mais velha de cada autocarro. No final deste momento de distinção e de emoção, os idosos de Pedroso e Seixezelo regressaram a Vila Nova de Gaia.

Filipe Lopes revelou ao AUDIÊNCIA que o passeio anual sénior é “uma iniciativa que já se faz há muitos anos nas freguesias e que eu acho que se deve manter e deve manter-se pelo que se vê aqui, por esta tarde simpática, de convívio, de confraternização, de conversa, de diálogo, mas também perceber que no meio de 1600 pessoas, que trazemos nos dois dias, eu acredito que ainda haverá pessoas para as quais se calhar este é o maior passeio que fazem durante o ano e isso para além de ter um aspeto cultural e de tempo livre, também tem um aspeto social, porque efetivamente eu acredito que há pessoas que têm as dificuldades naturais do dia-a-dia e é uma forma, também, de poderem sair de casa, de poderem conviver e, acima de tudo, também de a Junta de Freguesia reconhecer aquilo que as pessoas deram em prol da freguesia durante os seus anos de vida”.

Paula Carvalhal, vereadora da Câmara Municipal de Gaia, afirmou ao AUDIÊNCIA que “Nós, no Município, apoiamos estas iniciativas e acompanhamos e dinamizamos estas iniciativas em conjunto com as Juntas de Freguesia, porque achamos que, efetivamente, é para muitos um momento alto do ano. Esta é a oportunidade de muitos dos nossos seniores poderem sair do seu ambiente normal, do seu dia-a-dia, de poderem conviver com outras pessoas e de poderem conhecer outros locais fora da sua área de residência e é um momento também de alegria, de acrescentar a esta uma vida que foi de trabalho, de poucas oportunidades, por vezes, e este é efetivamente um momento muito importante de convívio e de perceção de que ainda há tempo para podermos estar bem até ao fim dos nossos dias”, ressaltando que o passeio anual sénior é muito importante porque “eles têm contacto com outros elementos, outros patrimónios para conhecimento e enriquecimento pessoal e também valorizando o seu próprio património”.

A Câmara Municipal de Gaia financiou, pela segunda vez consecutiva, através de um protocolo, os passeios da terceira idade organizados pelas Juntas de Freguesia com 25% do valor investido nos mesmos. O presidente da Junta de Freguesia salientou, a este propósito, que “é lógico que todo o dinheiro que as Juntas possam receber é sempre bem-vindo, visto que no nosso dia-a-dia, as questões financeiras criam bastantes dificuldades. Naturalmente que a Câmara Municipal de Gaia desde o ano passado que apoia, naturalmente que se não apoiasse eu acredito que todas as Freguesias fariam o passeio na mesma, mas ao apoiar faz com que tenhamos mais fundo de maneio para outras iniciativas, para outras prioridades”.

Filipe Lopes enalteceu ainda que a Junta de Freguesia tem, para além do passeio da terceira idade, “um conjunto de projetos e um conjunto de respostas que fomos dando, desde logo com a Academia Sénior, que é um projeto que dá uma resposta esplendorosa a uma necessidade que é o centro de convívio e de aprendizagem, de se sentirem úteis quer para aprenderem, quer também para ensinarem no dia-a-dia”, acrescentando que “depois também temos o Posto de Enfermagem, que não foi criado para os seniores, mas essencialmente os utentes que nos procuram, uma grande percentagem, são pessoas acima dos 60 anos e, depois, temos todo um conjunto de iniciativas que vamos fazendo desde o dia da saúde e os rastreios. Tudo o que nós fazemos é para toda a gente, eu não gosto de fazer distinções, mas naturalmente que o passeio sénior é só para os seniores. Por exemplo, a nível da Colónia Balnear, quando eu cheguei à Freguesia fazia-se apenas para a parte infantil, neste momento já se faz para a parte infantil e para parte juvenil, mas também já se faz para os seniores” e sublinhando que “nós tentamos replicar tudo o que fazemos, para tentarmos abranger toda a população, porque toda a população tem esse direito”.