Depois de ter assegurado o título de campeão de Portugal de Karting na categoria X30 Mini, um galardão que será confirmado em setembro, Martim Marques também pode sagrar-se campeão de Portugal Rotax, depois do triunfo obtido entre os passados dias 16 e 17 de julho, no Bombarral. Assim, o jovem gaiense, de 11 anos, pode tornar-se o primeiro piloto a vencer dois campeonatos nacionais, na mesma época.
Duarte a época de 2022, Martim Marques que tem dominado as duas competições distintas, com o estatuto de Campeonato de Portugal de Karting (CPK) da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting. O piloto da equipa RAC já é virtual campeão nacional da categoria X30 Mini do CPK, um galardão que será confirmado na última jornada do campeonato, que se realizará em setembro, e ficou muito próximo de conquistar, também, o título na categoria Mini/Micro Max do Campeonato de Portugal Rota, depois dos resultados obtidos, entre os passados dias 16 e 17 de julho, no Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral.
Relativamente aos resultados, no sábado, o jovem gaiense conquistou logo a pole position e depois venceu a primeira Final da prova, na frente do espanhol Manuel Miguez Gayoso. No domingo, conquistou, também, a Final 2, com a volta mais rápida da corrida, e foi 2º classificado na derradeira corrida do fim de semana, ficando a seis pontos da pontuação máxima. Com esta performance, Martim Marques reforçou a liderança da categoria Mini/Micro Max, numa altura em que faltam apenas duas provas para disputar, em Braga e em Portimão, respetivamente.
Neste seguimento, Ricardo Costa, fundador e responsável da equipa RAC – Racing Academy & Competition, salientou que “o Martim está cada vez mais maduro e competitivo como piloto e isso deve-se ao excelente trabalho que ele tem feito, ao longo dos anos, com o Carlos Vieira, o seu mecânico”, sublinhando que o jovem gaiense “geriu muito bem as corridas no Bombarral, foi rápido quando era preciso e muito consistente. Não é fácil conseguir estes resultados nos dois campeonatos, com material diferente e adversários diferentes, mas toda a equipa está de parabéns”.