Situada no concelho de Vila Nova de Gaia, a freguesia de Avintes encontra-se numa elevação que se ergue entre o rio Douro e o rio Febros na marquem esquerda do Douro. É uma vila densamente povoada desde tempos antigos, já que possui um clima e terreno favorável para a agricultura.

Conhecida nacional e internacionalmente como a famosa terra da Broa, Avintes distingue-se também pelos inúmeros monumentos históricos que encantam quem por lá passa. Desde inúmeras capelas e edifícios religiosos, encontram-se também cruzeiros espalhados por todo o território da freguesia.

O Parque Biológico de Gaia, outro dos locais privilegiados da freguesia é um espaço a visitar e é um símbolo do património cultural e ambiental que Avintes oferece e que tem ajudado na sua prosperação.

Além disso, Avintes tem uma longa tradição na produção teatral, sendo mesmo considerada a capital do teatro amador em Portugal, com companhias centenárias, como é o caso dos Plebeus Avintenses, que têm tornado o teatro numa das maiores produções culturais desta vila, juntamente com as festas religiosas, as cascatas de São João e a tradicional Festa da Broa. Tudo isto, iniciativas que, Cipriano Castro, presidente da Junta de Freguesia de Avintes, em entrevista exclusiva ao AUDIÊNCIA, admite que não se poderão realizar este ano.

Ao longo dos anos, esta vila tem-se tornado uma das mais desenvolvidas e prósperas do concelho, muito beneficiando da proximidade à sede do concelho.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com