Conhecido pela mestria com que trabalha a aguarela, a personalidade distinguida, este ano, com o Troféu Artes & Letras, nasceu em Oliveira de Azeméis, em 1944, mas foi viver ainda criança para o típico Bairro Herculano, no Porto. 

Após os estudos secundários, trabalhou como desenhador-maquetista, carreira que interrompeu para cumprir o serviço militar na Guiné. Regressado à “metrópole” iniciou a sua atividade docente como professor de Artes Visuais, profissão a que se manteve ligado até à reforma do ensino.

Ao longo de mais de 30 anos de pintura, esta personalidade esteve em muitas mostras coletivas e em mais de meia centena de exposições individuais em Portugal, Estados Unidos, Brasil e Venezuela. Além da sua paixão pela pintura, este homem lançou também, em 2013, um livro auto-bibliográfico, intitulado “Autenticidades”, no qual, além de algumas das mais importantes pinturas do artista, se fica também a conhecer a sua história de vida.

Falamos de Abílio Guimarães, distinguido este ano com o Troféu Artes & Letras 2018 pelo seu percurso dedicado à cultura.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com