ALEXANDRE GAUDÊNCIO DEFENDE INVESTIMENTOS SUSTENTÁVEIS

O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande esteve presente na abertura do seminário “Turismo Sustentável, acessível e inclusivo: desafios para o destino Açores”, evento promovido pela Câmara da Ribeira Grande em parceria com a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril.

O seminário pretende caracterizar o estado-da-arte do turismo acessível e inclusivo e aprofundar o conhecimento em torno de temas mais especializados.

A aposta em projetos de “turismo sustentável e devidamente enquadrados com a nossa natureza” constituem uma prioridade para a Câmara da Ribeira Grande.

Alexandre Gaudêncio fixou uma meta a concretizar no futuro próximo: “Queremos chegar às mil camas nos próximos três anos. Esse objetivo é essencial para não ficarmos para trás no que respeita ao desenvolvimento turístico do concelho. Se queremos crescer, temos que ter capacidade para fixar o turista na nossa terra”, vincou.

A este propósito, o presidente da autarquia lembrou que, em 2012, “a Ribeira Grande disponha de quinze alojamentos locais e agora já oferece sessenta, triplicando o número de camas que passou de cerca de 120 para 475 no presente.”

O autarca não quer “investimento de qualquer maneira”, defendendo que, tal como se tem verificado, que “os investimentos têm de respeitar as normas existentes no Plano Diretor Municipal e, acima de tudo, têm de ser projetos sustentáveis e enquadrados com a natureza. Não queremos monstros de betão”, defendeu.

Alexandre Gaudêncio recordou que “foi nos últimos três anos que a Ribeira Grande conheceu o maior investimento ao nível da oferta turística, mormente no que se relaciona com o progressivo aumento do número de camas, tendência que pretendemos manter nos próximos anos.”