ATIVIDADE MUNICIPAL NA RIBEIRA GRANDE

Câmara Municipal aprova apoios ao desporto em 200 mil euros

A Câmara Municipal da Ribeira Grande aprovou os apoios ao desporto para os clubes do concelho no montante de 200 mil euros, mais 10% que no ano anterior.

O vereador do Desporto explica que o valor traduz-se num esforço da Câmara em “acompanhar o aumento do número de clubes e de modalidades” que surgem no concelho, visando apoiar “o desporto e a atividade física junto das crianças e jovens, através dos seus clubes”.
Para 2019 está previsto no orçamento de 2019 cerca de 1,8 milhões de euros para a construção do novo campo de jogos de Rapo de Peixe, estando em fase conclusão a empreitada de construção dos novos balneários no Estádio Municipal da Ribeira Grande.

Será dada, ainda, continuidade aos apoios a eventos e projetos desportivos que se realizam ao longo do ano, como são os casos da meia-maratona Ribeira Grande – Ponta Delgada, o ‘Ecologic Trail Run’ e o Mundial de Surf.

Curso empregado de andares fomenta a empregabilidade

Com cerca de setenta formandos inscritos, a primeira aula do curso de empregado de andares foi dada no passado dia 28 de janeiro, sendo este composto por 695 horas de formação e um estágio profissional garantido.
Uma formação que, de acordo com Alexandre Gaudêncio, pretende “dar resposta às necessidades que o mercado de trabalho vai ter num futuro próximo, sublinhando que “foram os próprios promotores dos empreendimentos turísticos que estão a aparecer na Ribeira Grande que propuseram abrir este curso, pois vão necessitar de mão de obra qualificada”.

O presidente do município ribeiragrandense desafiou os jovens a “agarrarem esta oportunidade”, explicando que “a Ribeira Grande tem os maiores projetos turísticos da região em desenvolvimento e os níveis de empregabilidade no setor são elevados”.

Conselho Municipal de Proteção Civil propõe criação de núcleos locais

Após a aprovação do Plano Municipal de Emergência, o Conselho Municipal de Proteção Civil da Ribeira Grande reuniu pela primeira vez, no passado dia 28 de janeiro. Do encontro saíram diversas diretrizes que visam agilizar e facilitar os canais comunicacionais com a população.

A criação de núcleos locais de proteção civil, a instalar nas freguesias, é uma das ideias propostas, conforme anunciou Alexandre Gaudêncio, considerando esta uma “ideia pertinente que visa aproximar a segurança das pessoas”.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, foi também abordada a “pertinência de existir mais comunicação entre as várias entidades e a população”, sendo com base nesse propósito que a Câmara Municipal vai “investir em canais de comunicação para envio de avisos de proteção civil municipal aos munícipes”.

Alexandre Gaudêncio defende mais autonomia para as escolas

O Encontro Regional de Assembleias de Escola teve lugar no auditório da Escola Gaspar Frutuoso no passado dia 30 de janeiro.

O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande marcou presença, alertando para a “necessidade das escolas terem mais autonomia a nível pedagógico e financeiro, de modo a poderem dar respostas mais céleres às necessidades com que se deparam no dia-a-dia”.

Alexandre Gaudêncio mostrou ainda o seu interesse em “continuar a colaborar com as escolas do concelho para a melhoria dos resultados escolares e combate ao abandono” como tem sido feito ao longo dos últimos anos, através de projetos extracurriculares desenvolvidos.