CÂMARA DA RIBEIRA GRANDE COM PAPEL ATIVO NO COMBATE AO ABANDONO ESCOLAR

Na sessão de abertura do seminário “Encontros sobre Educação na Ribeira Grande – Absentismo e abandono escolares”, evento organizado pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens do concelho, em parceria com a autarquia.

O presidente da Câmara da Ribeira Grande falou a intervenção que a câmara está a fazer para combater esse problema social.

O absentismo e abandono escolares “não deveriam ser um tema de preocupação emergente na época em que vivemos, tendo em conta a evolução que a sociedade tem conhecido”, afirmou Alexandre Gaudêncio,“importa perceber o está a atrapalhar a relação dos nossos jovens com a escola e, consequentemente, com o sucesso escolar”.

Alexandre Gaudêncio valorizou a “premência da iniciativa” realizada na Ribeira Grande, mas deixou claro que o absentismo e abandono escolares são preocupações “transversais a todo o arquipélago dos Açores”, defendendo, nesse sentido, a urgência em “passar-se da teoria à prática”, para perceber a realidade de cada família.

Alexandre Gaudêncio recordou que a autarquia “já investiu mais de um milhão de euros em projetos extra-curriculares que têm sido uma mais-valia para quem neles tem participado, como é o caso do projeto Sala Extra que dá apoio aos alunos que evidenciam maiores dificuldades na aprendizagem do Português e da Matemática. Através desta iniciativa tem sido possível contratar professores para darem apoio, oferecendo às crianças mais dois períodos de 90 minutos por semana”.

Para além disso, a Câmara da Ribeira Grande deu “continuidade ao programa de educação para o empreendedorismo – Crescer e Empreender – destinado aos alunos do 4.º ano do ensino básico e que já envolve cerca de meio milhar de crianças”.

A autarquia também está a introduzir projetos de Expressão Dramática que visam o desenvolvimento de atividades educativas nas componentes artísticas de dança, teatro, artes plásticas e outras, contribuindo para o fomento da criação artística individual e coletiva.

Tudo isto, defendeu Alexandre Gaudêncio, “tem permitido que os alunos se motivem e tenham uma relação mais próxima e de confiança com a escola, contribuindo para uma maior integração na comunidade escolar, combatendo dessa forma o abandono e o absentismo”.