A Câmara Municipal da Trofa inaugurou, no passado dia 13 de setembro, a Escola EB2/3 Prof. Napoleão Sousa Marques, depois de uma requalificação profunda, que decorreu ao longo dos últimos 12 meses”.

A inauguração coincidiu com o arranque do ano letivo no concelho da Trofa e marcou, também, o início de uma nova era na comunidade escolar local. Sérgio Humberto, presidente da Câmara Municipal da Trofa, considerou que esta obra resultou “num espaço de excelência para alunos, professores e funcionários, assumindo-se já como uma das melhores e mais modernas escolas de Portugal”.

Segundo a autarquia, “as obras de requalificação da Escola EB2/3 Napoleão Sousa Marques ascenderam os 3,350 milhões de euros, sendo 150 mil euros comparticipados pelo Ministério da Educação, 1,6 milhões de euros financiados por fundos europeus e 1,7 milhões de euros suportados, na íntegra, pela Câmara Municipal da Trofa e incluíram a retirada do amianto ainda existente, a reestruturação de todas as áreas cobertas e exteriores, a ampliação dos edifícios e a criação de novas valências, como é exemplo a área desportiva”.

Assim, as novas instalações, com capacidade para 600 alunos, contemplam 13 salas de aula gerais, duas salas de música, duas salas de EVT, sala de informática, sala de ciências, laboratórios, refeitório, biblioteca, videoteca, bar e auditório, além das salas de trabalho para professores e funcionários e para atendimento aos encarregados de educação”.

Face ao investimento e à restruturação profunda, o edil trofense reforçou a ideia de que “a educação é, numa perspetiva abrangente, o desígnio mais difícil e, simultaneamente, mais interessante, no contexto das várias políticas que desenvolvemos no nosso dia enquanto Câmara Municipal. Com efeito, o sucesso futuro de todos os territórios está diretamente ligado à nossa capacidade de qualificar, modernizar e dinamizar os sistemas de formação e de educação. Daí, valorizarmos tanto o investimento que efetuamos na EB 2/3 Prof. Napoleão Sousa Marques, pois acreditamos que uma política municipal de desenvolvimento estratégico e sustentado tem, necessariamente, de perspetivar a escola como um espaço de excelência da ação educativa”.

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