A Mercadona e a Cáritas Portuguesa assinaram, no passado dia 1 de junho, um acordo de colaboração, no âmbito da política de Responsabilidade Social da cadeia espanhola, que visa reforçar a doação e entrega de alimento, assim como o compromisso de apoiarem as famílias portuguesas mais carenciadas.

 

 

 

A Mercadona revelou que tem vindo a reforçar o seu Plano de Responsabilidade Social, com vista a dar uma pronta resposta às necessidades de quem tanto precisa e que tem intensificado as suas doações a diversas instituições com as quais colabora, garantindo a entrega de bens de primeira necessidade. Neste seguimento, a cadeia espanhola assinou, no passado dia 1 de junho, um acordo de colaboração com a Cáritas Portuguesa, que visa reforçar o compromisso que têm no apoio às famílias portuguesas mais carenciadas.

“As doações alimentares, inseridas dentro do plano de ação social da Mercadona, têm crescido progressivamente, acompanhando a expansão da cadeia em Portugal. Estas práticas já fazem parte do quotidiano das lojas Mercadona, que começam a doar a uma Cantina Social, com periodicidade diária, desde o primeiro dia em que abrem as suas portas ao público. Deste modo a empresa reforça o seu compromisso de «Partilhar com a Sociedade parte do que dela recebe», tendo em 2020, doado 1200 toneladas de bens alimentares, o equivalente a 20 mil carrinhos de compras”, explicou a empresa.

Neste contexto, Rita Valadas, presidente da Cáritas Portuguesa, referiu que “uma empresa que assume a responsabilidade social como uma parte importante da sua atividade empresarial revela não apenas uma preocupação com o meio onde está inserida, mas assume que faz parte dele. É isso que a Cáritas procura nas empresas que apoiam a nosso trabalho. Desde o início da pandemia, mas já antes, a Mercadona tem desempenhado um papel importante no reforço da nossa capacidade de resposta às necessidades das famílias a quem apoiamos”.

Já Ana Mendia, diretora de Responsabilidade Social da Mercadona em Portugal, reforçou que “este acordo que assinamos com a Cáritas Portuguesa vem reforçar o compromisso da Mercadona em devolver à sociedade parte do que dela recebe. No âmbito da nossa política de Responsabilidade Social, a união com a Cáritas Portuguesa permite-nos chegar a mais pessoas carenciadas através de doações de bens de primeira necessidade a quem mais precisa”.

No âmbito do seu Plano de Responsabilidade Social, a Mercadona relembrou que colabora, em Portugal, com mais de 20 cantinas sociais, quatro bancos alimentares e outras entidades sociais, às quais doa, diariamente, e participa nas campanhas de arrecadação de alimentos que estas entidades organizam. Da mesma forma, esta cadeia espanhola colabora com 32 fundações e centros ocupacionais na decoração das suas lojas, com murais de trencadís (mosaicos típicos do Mediterrâneo), elaborados por mais de mil pessoas com incapacidade intelectual.

Outra linha estratégica é a sustentabilidade e, para isso, a empresa explicou que possui um Sistema de Gestão Ambiental próprio, baseado nos princípios da economia circular e focado na otimização logística, eficiência energética, gestão de resíduos, produção sustentável e redução do plástico.

Tendo também em mente a mobilidade sustentável do “Chefe” (cliente), a cadeia espanhola contou que “dispõe de um total 40 lugares de estacionamento com pontos de carregamento para veículos elétricos, nos parques de estacionamento das suas 20 lojas em Portugal, número que aumentará em 2021 com a abertura de novas lojas”.

A Mercadona sublinhou, ainda, que integra desde o ano de 2011 o Pacto Mundial das Nações Unidas para a defesa dos valores fundamentais em matéria de Direitos Humanos, Normas Laborais, Meio Ambiente e Luta contra a Corrupção. Em março de 2020, a empresa juntou-se à Smart Waste Portugal para promover a Economia Circular no país e em 2021 aderiu ao movimento português “Unidos Contra o Desperdício”, que surge para promover as boas práticas e sensibilizar a sociedade para a questão do desperdício alimentar.

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