O Natal está a chegar e a compra dos presentes passa, para muitas famílias, pelo recurso ao crédito. Naturalmente esta é uma opção que está ao dispor dos consumidores e que lhes permite a antecipação de algumas compras que, pelos seus valores, de outra forma não seria possível adquirir.

Contudo, deixamos o alerta para que esta seja sempre uma opção muito ponderada, de forma a que o recurso ao crédito não se transforme num problema sério no futuro. É realmente necessário pensar duas vezes antes de usar o cartão de crédito para fazer compras de Natal ou até, fazer um empréstimo pessoal, dependendo da lista de compras.

Apesar da descida das taxas de juro dos últimos anos, o crédito tem um custo, o que pode acarretar uma sobrecarga financeira para o consumidor, a médio e longo prazo.

Ao optar pelo cartão de crédito, mais indicado para gastos reduzidos, consegue fintar burocracias, despesas de dossier e comissões várias. Mas há o revés dos juros, que são altos. Muitas vezes, nos próprios espaços comerciais, os consumidores são abordados para a aquisição destes cartões de crédito. Tenha especial atenção a estas abordagens e não tome qualquer decisão com este nível de compromisso financeiro, por impulso.

No caso de optar pela via do crédito pessoal, terá provavelmente direito a juros um pouco mais baixos em comparação com o cartão de crédito, mas terá de somar um conjunto mais alargado de despesas que inclui comissões iniciais e periódicas, seguros e impostos.

Há ainda outra hipótese: usar o descoberto autorizado da sua conta bancária (se tiver essa solução). Neste caso tem a vantagem de ter o dinheiro disponível de imediato, no entanto, deve avaliar com muita atenção os juros que lhe são cobrados pelo banco para avaliar os custos que terá no mês seguinte.

Assim, nesta época de maior consumo, aconselhamos a que esteja atento, pondere e faça um planeamento dos seus gastos, para que 2019 seja um ano de estabilidade financeira para si e para a sua família!


Mais informações em: www.gasdeco.net
DECO Norte – Rua da Torrinha, 228H, 5º, 4050-610 Porto; deco.norte@deco.pt

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com