António Magalhães é o candidato à presidência da União de Freguesias de Santa Marinha e São Pedro da Afurada pela Aliança Democrática (PPD/PSD, CDS e PPM). O candidato diz que o atual executivo não esteve à altura das freguesias e mencionou até o escândalo das dívidas e do cemitério como maus exemplos. O cemitério, assunto que António Magalhães considera central, mas ao ouvir a população apercebeu-se de mais temas, como a falta de transportes públicos, a falta de eficiência na recolha do lixo, a falta de programas ocupacionais para os idosos, e muitos outros.

 

 

Quais são as principais motivações e porque decidiu candidatar-se ao cargo de presidente da União de Freguesias de Santa Marinha e São Pedro da Afurada?

O meu empenho e participação cívica em Gaia e em Santa Marinha e Afurada não é de hoje! Quando assumi a presidência do S.C. Coimbrões estava longe de ter plena consciência da importância das coletividades ao serviço da comunidade. Aprendi imenso, dei muito de mim ao S.C. Coimbrões, mas, sobretudo, senti a gratificação de todos a quem procurei servir com o melhor de mim. Com o mesmo sentido de serviço à comunidade aceitei encabeçar a lista da Aliança Democrática à Junta de Santa Marinha e Afurada. Há momentos na vida que não basta falar, há que reunir competência, motivar e envolver a nossa comunidade, é necessário termos a coragem de avançar e executar.

 

Como vê a evolução e o trabalho que o atual executivo tem realizado em Santa Marinha e São Pedro da Afurada ao longo dos últimos oito anos? O que teria feito de diferente?

Sinceramente, tenho muita dificuldade em referir-me ao atual executivo, usando em simultâneo as palavras trabalho ou evolução. Este executivo tentou, mas não esteve à altura. Não demonstrou ter a capacidade de trabalho e execução necessária. A freguesia estagnou, regrediu, num contexto público de pouco rigor e em alguns casos incompetência. O caso mais flagrante é a debilidade da situação financeira da UDF de Santa Marinha e Afurada, que é preocupante. Este executivo caraterizou-se por um mandato com demissões no executivo, ameaças de processos judiciais e uma autêntica lavagem de roupa suja na praça pública, nada disto dignifica Santa Marinha e São Pedro de Afurada. Os fregueses merecem muito mais dos seus eleitos. Parafraseando um ilustre socialista: num pântano! Connosco tudo será diferente, a começar pela dignidade de quem serve a causa pública! Um dos principais desafios: o cemitério. Notícias sobre os preços praticados no cemitério indiciam quase “especulação imobiliária” ao apelidarem o cemitério de “galinha dos ovos de ouro”, não é digno! Um local de reserva pessoal, religiosa e afetos não pode ter esta conotação, é desrespeitoso a todos os níveis. A gestão do orçamento connosco será radicalmente diferente, primeiro a comunidade. Aliás, a esmagadora maioria dos apoios prestados em Santa Marinha e Afurada, são um encargo da Câmara Municipal e não da Junta. A tal ponto que esta permanece refém e na sombra de um executivo que se impõe, que ordena, que decide, não raramente em função das prioridades concelhias ou partidárias e não das dos nossos fregueses. Sem um executivo forte e competente, sem uma voz firme que defenda os fregueses, nunca seremos prioridade. Connosco a voz dos nossos fregueses será ouvida! Não podemos permitir que a especulação imobiliária na nossa freguesia empurre os residentes para fora das zonas históricas. Os censos confirmam isto, um aumento da população, mas um decréscimo no número de fogos habitacionais, o que é, no nosso entender, muito preocupante, porque evidencia sinais de empobrecimento. Temos de ser firmes e equilibrados. O investimento produtivo é bem-vindo, sempre que as receitas tributárias sejam aplicadas em benefício de todos nós. Apenas um executivo forte, coeso, com as devidas competências pode enfrentar os desafios e aplacar dificuldades. Somos a favor de uma relação de proximidade, real, que escuta e leva à ação. Não da proximidade de beijos e abraços, do celebrar o Dia da Criança com belas fotos, enquanto, e em simultâneo, se é exonerado (pelo seu correligionário presidente da Câmara) por faltas injustificadas, enquanto representante do executivo num agrupamento de escolas. Demasiadas diferenças.

 

Se for eleito, o que anseia concretizar durante o seu primeiro mandato, em prol do desenvolvimento da população e da União de Freguesias? Pode mencionar alguns projetos que anseia implementar?

Ao longo desta pré-campanha, escutamos os fregueses, visitamos instituições, coletividades e diferentes locais da nossa União de Freguesias. Constatamos, pois, que quase unanimemente, elegem o problema dos transportes públicos (ou melhor dizendo da sua falta); o caos no trânsito e o problema do estacionamento nas zonas históricas; a ação social e a falta de programas ocupacionais para os nossos avós; são temas prioritários que preocupam os nossos fregueses e que urge resolver. Não menos importante, a falta de eficiência na recolha do lixo, a falácia dos ecopontos que mais parecem acumuladores de lixo do que estruturas criadas para auxiliar a sua separação e contribuírem para a sustentabilidade do planeta. E claro, resolver com visão de futuro, a problemática do cemitério. Um crematório ao serviço da comunidade, servindo a freguesia e Gaia, possibilitaria a eliminação de taxas, assim como terminar com a especulação. Soluções com dignidade, discussões com sentido, pensar o futuro.

 

Que mensagem gostaria de deixar à população?

O futuro depende de nós, o que ansiamos, o que pretendemos. Sou independente e nunca me escondi em nenhum cartão partidário, no entanto percebi que há alturas que não basta falar, temos de tentar fazer. Faça também. Vote!

 

 

Lista candidata à Assembleia da União de Freguesias de Santa Marinha e São Pedro da Afurada pela Aliança Democrática

  • António Magalhães
  • Anabela Carriço
  • Ana João Brito
  • André Santos
  • Maria Assunção Carvalho
  • Fernando Arrepia
  • Maria Manuela Correia
  • Fernando Rodrigues
  • Alexandre Pinto
  • Cristina Azevedo
  • Artur Silva
  • Diogo Queiroz
  • Maria Alexandra Silva
  • Octávio Pimentel
  • José Bizarro
  • Carina Raposo
  • José Carlos Teixeira
  • Maria Freitas
  • Bruno Vilas Boas

 

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com