Sónia Marcelo é nutricionista há 13 anos e escolheu esta profissão para poder ajudar as pessoas. A autora já tem o livro “Guerra ao Açúcar”, mas lançou recentemente o “Ementa Planeada, Cozinha Organizada”. Neste novo livro da edições Chá das Cinco pode encontrar dicas para quando vai às compras, conselhos sobre as porções adequadas e ajuda para como organizar a despensa e o frigorífico. Além disto, a autora ainda conta sobre as vantagens, a nível de tempo e dinheiro, da organização de uma ementa semanal, deixa o exemplo de quatro ementas já planeadas e todas as receitas nelas presentes. Em entrevista ao AUDIÊNCIA, Sónia Marcelo contou ainda que não tem livros planeados para breve e que tenciona dar mais atenção ao seu programa de emagrecimento individual “Leve e Plena”.

 

 

O que a fez, desde logo, escolher a nutrição como caminho profissional?

O gosto de ajudar as pessoas. Desde pequena que sempre gostei de ajudar. A Nutrição é uma forma de prevenir doenças, promover a saúde e ajudar quem me procura a ser mais saudável, leve e feliz.

 

Como surgiu a oportunidade de aliar a nutrição à escrita?

Desde 2014 que tenho o blog (agora site) Dicas de uma Dietista. Comecei por escrever post de inspiração e com conteúdo informativo sobre a prática de uma alimentação saudável, a escolha dos alimentos e estratégias para o dia-a-dia. Em 2016 surgiu o convite da editora Chá das Cinco (Saída de Emergência) para escrever o meu primeiro livro “Guerra ao Açúcar” e desde essa altura fiquei com a vontade e o gosto pela escrita. Continuei a escrever artigos para o site e redes sociais e, o ano passado, senti a necessidade de ajudar as pessoas com o planeamento de refeições saudáveis.

 

O que é que o leitor pode encontrar neste seu novo livro “Ementa Planeada, Cozinha Organizada”?

Pode encontrar o passo-a-passo para fazer uma ementa saudável, de forma fácil e rápida. E muito mais. Quis que o livro fosse quase um volume de consulta para quem quer seguir uma alimentação saudável. O livro possui informações que vão desde a escolha dos alimentos, às porções a ingerir, à organização e arrumação da despensa e frigorífico, assim como um bónus de quatro ementas já planeadas com as respetivas receitas.

 

Em que consiste e quais os maiores benefícios de uma ementa planeada?

Uma ementa planeada é uma ferramenta que permite ter apontado e já pensado, todas as refeições da semana. Possui uma variedade a nível de proteína, vegetais e hidratos de carbono, assim como de métodos de confeção. É essencial para poupar tempo, para poupar dinheiro, pois só compramos os ingredientes necessários, evita a monotonia alimentar, evita o cozinhar “à pressa, qualquer coisa” (geralmente pouco saudáveis).

 

Enquanto nutricionista acredito que as suas clientes/utentes cheguem várias vezes com questões e mitos. Quais os mitos mais frequentes sobre alimentação que tem sempre de desmistificar?

Os mitos mais frequentes são “comer saudável é caro”, “organizar as refeições para toda a semana é complicado e demorado”, “as refeições saudáveis não são saborosas”, “vou ter de cozinhar diferente para o resto da família”…

 

Pode deixar aqui dois conselhos/dicas/receitas que podemos encontrar no seu livro, para abrir o apetite aos leitores?

Os meus concelhos/dicas são que organizem a ementa consoante a vossa agenda. Ou seja, façam pratos mais simples nos dias em que chegam a casa mais tarde ou que têm menos tempo para cozinhar e pratos novos ou mais demorados, quando têm mais tempo. Outra dica é aproveitar sobras de refeições anteriores para fazer uma nova receita. Duas das receitas que podem encontrar no livro são: empadão de salmão e espinafres e estufado de grão, legumes e ovos escalfados.

 

Quais os projetos para o futuro? Há mais algum livro em carteira? Sobre que temas ainda gostava de escrever?

No futuro quero apostar ainda mais no meu programa de emagrecimento individual “Leve e Plena” composto por um acompanhamento de quatro meses em que alio a Nutrição e o Coaching e o meu grupo de emagrecimento “Mente Magra”. Para já não tenho nenhum livro em vista que gostasse de escrever (mas como sou uma pessoa que adora o que faz e não consegue estar parada, não digo que não aconteça). Gosto muito do tema do emagrecimento, mas numa componente mais holística, vendo a pessoa como um todo, em que ajudo a ultrapassar as suas dificuldades e não nos centramos apenas no plano alimentar.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com