O AUDIÊNCIA conversou com Letícia Morais, aluna do 6º D, do Agrupamento de Escolas de Soares do Reis, enquanto efetuava a aquisição de produtos alimentares para doar ao projeto “Konta Komigo”.

 

Letícia, podes apresentar-te aos leitores do AUDIÊNCIA e por que motivo nos encontramos aqui a fazer compras.

Chamo-me Letícia tenho 12 anos, sou aluna da Escola Soares dos Reis em Gaia e frequento o 6º.ano. Em conjunto com a nossa diretora de turma, a professora Luísa Magalhães, a turma do 6ºD, organizamos a nossa festa de fim de ano com uma feirinha anual. Mas, como surgiu esta pandemia, ficou sem efeito. Então, a nossa professora de turma propôs dar sentido ao valor angariado e doar o donativo alcançado para instituições sociais de Gaia. Isso incluía todas as que prestam auxilio a pessoas e famílias. Eu propus o projeto “Konta Komigo” e como foi escolhido por maioria, estou aqui a dar a nossa contribuição em nome das minhas colegas de turma.

 

Porque escolheste o projeto “Konta Komigo”?

Escolhi este projeto porque me parecia que precisava de contribuir na ajuda dos sem-abrigo do Porto, que são cada vez mais. Toda esta situação que estamos a passar fez com que a situação destas pessoas ainda se tornasse mais difícil, pois quem os ajudava também teve de ficar em casa. Agora que as coisas parecem estar um pouco melhores considerei urgente ajudar as pessoas mais necessitadas.

 

Quando soubeste que foi eleito por maioria o projeto que propuseste, como te sentiste?

Senti-me muito feliz, pois a maioria dos meus colegas e depois de se falar no trabalho que é desenvolvido, acabaram por escolher este projeto e de alguma maneira estarem associados a este tipo de ação humanitária.

 

O que pensas sobre projetos de apoio sociais, por exemplo: famílias carenciadas?

Penso que são projetos cada vez mais essenciais e urgentes. Por vezes, as pessoas não dão valor áquilo que têm e só quando o perdem, conseguem compreender a realidade de muitos. Este vírus que apareceu no mundo acabou por, ainda, nos demonstrar que precisamos todos uns dos outros. Vimos nas televisões a imensa ajuda de voluntários prestada a quem dela mais precisava. A nossa ajuda é pequenina, mas é de coração.

 

Sei que és muito novinha, mas se tivesses um sonho, o que gostavas de realizar?

Sinceramente ainda não pensei muito nisso. Sei que o mundo está cheio de sonhos e o meu está lá de certeza. Quero aproveitar este tempo a ser criança e aproveitar para o viver da melhor maneira. Quando menos esperar irá aparecer um, que irei tentar concretizar.

 

Queres deixar uma mensagem para os teus colegas do 6º D e para a tua professora Luísa Magalhães, vossa grande colaboradora e motivadora, através do Jornal AUDIÊNCIA?

Adorei que os meus colegas do 6º D e a minha diretora de turma se tivessem juntado a mim neste projeto. De facto, foi ela a ideia da iniciativa de fazer a doação, pois no próximo ano muitos de nós irão mudar de escola e assim, poderíamos de alguma forma, deixar uma marca bonita no coração de muitas pessoas.

Muito obrigada por estes dois anos de convívio. Ficaram muitos momentos de alegria e já alguma saudade. Para alguns é um até breve, para todos, fiquem bem e boa sorte no próximo ano. Beijinhos!

 

TESTEMUNHOS

Luísa Magalhães

Sou a Diretora de Turma do 6.º D e gostaria de partilhar algumas das mensagens dos meninos e meninas que escolheram dar o seu donativo para ajudar a alimentar e dar apoio aos Sem-Abrigo.

“Escolhemos este Projeto pelo princípio de ajuda a quem mais precisa.” “Se já antes, havia muitas pessoas a necessitarem de ajuda, neste tempo de pandemia a ajuda tornou-se ainda mais importante.”

“Admiramos muito a vossa iniciativa de ajudar os Sem-Abrigo e esperamos que continuem a ajudar e que nunca desistam de o fazer. Esperamos que este donativo vos permita ajudar quem mais precisa, quem vive na rua, principalmente agora nesta altura de pandemia.”

“Gostaríamos de agradecer a todos os que neste período tão difícil deram o seu máximo e não desistiram dos mais necessitados. Apesar das dificuldades continuaram a lutar contra a pobreza. Obrigado.”

Bem hajam. Que estes valores e iniciativas como esta continuem sempre a fazer parte das nossas vidas.

Um abraço e votos de muita saúde.


Manuela Machado

AESR solidário…
Parabéns aos alunos do 6.°D e à Diretora de Turma, Professora Luísa Magalhães, pelo gesto tão bonito e importante na vida de muitas famílias.

 

 

Carla Morais

Excelente iniciativa. A Letícia ficou muito orgulhosa de ter representado a turma e a sua diretora de turma, a professora Luísa Magalhães. Foi deveras uma iniciativa que mais do que nunca tem de fazer parte das nossas vidas. “Fazer o bem, enche-nos a alma “. Obrigada ao Álvaro Bastos e Áurea Bastos pelo projeto que abraçam. Estes meninos serão o nosso futuro e que seja repleto destes valores. Obrigada!

 

 

Raquel Martins

Muitos parabéns à turma e à excelente Diretora Turma que sempre acompanhou estes meninos desde a sua entrada no Agrupamento.
Obrigada por tudo

 

Nevita Aït Ali Slimane

É mesmo assim Letícia parabéns! O pouco bem dividido chega para todos. Exemplo muito lindo, beijinhos!

 

Cila de Carvalho

Os princípios da ética e da solidariedade aprendem-se em família e reforçam-se na escola. Parabéns e beijinhos.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com