Quando estamos apenas a alguns dias do fim do prazo para o envio de enigmas para o concurso de produção de enigmas policiários “Mãos à Escrita!” e da comemoração do 6º aniversário da nossa secção, apresentamos o texto da sexta prova do torneio “Quem é? Quem é?” e desvendamos o nome da escritora (Patrícia Highsmith) que se “escondia” no enunciado da quarta prova e a classificação geral que resultou da sua solução pelos concorrentes, onde se destaca a prestação de Bernie Leceiro, que reforçou a liderança ao obter uma vez mais a pontuação máxima.

Na perseguição ao líder surgem, em posição mais próxima, Detetive Jeremias e Inspetor Moscardo (a 7 e 8 pontos de distância, respetivamente), à espreita de um deslize do concorrente de Leça da Palmeira, que alcançou pela terceira vez consecutiva a pontuação máxima nas propostas de solução apresentadas. No seu encalce estão também Inspetor Mucaba e Os Mosqueteiros, que se evidenciaram nas últimas provas, a par de Abrótea e Búfalos Associados, com pontos especiais, fazendo antever uma disputa renhida no topo da tabela classificativa até ao final da competição.

 

TORNEIO QUEM É? QUEM É?

            Prova nº. 6

Os primos Frederic Dannay (de seu verdadeiro nome Daniel Nathan) e Manfred B. Lee (Manford Lepofsky), ambos nascidos em 1905, leitores ávidos das histórias de Sherlock Holmes, escreveram em dupla o seu primeiro romance, em 1929.

Dannay e Lee, experientes publicistas, usaram como pseudónimo da dupla o nome também escolhido para o protagonista das suas obras, ele próprio escritor de romances policiais, formado em Harvard, dono de uma genialidade tão grandiosa quanto a sua arrogância.

No romance inicial foi estabelecida a fórmula básica das aventuras seguintes do protagonista, dotando-o de um grande poder de observação e dedução, um misto de Sherlock Holmes e Dr. Watson, de Arthur Conan Doyle. E assim como Holmes precisava de Watson, ele precisava do pai e de um assistente irascível.

Outros condimentos da escrita dos primos são um crime incomum, uma série complexa de pistas e aquilo que viria a tornar-se a parte mais famosa dos seus romances: um desafio ao leitor, numa página próxima do fim do livro e quando este já possuía todas as pistas do respetivo caso, de forma a que tentasse resolvesse o mistério antes da leitura do final da obra.

Herói de mais de trinta romances, numerosas novelas, peças radiofónicas, filmes e séries de televisão, o protagonista deixou também a sua marca na história da literatura policial pela criação, em 1941, de uma famosa revista policial que ainda hoje se mantém em atividade.

Quem é ele, quem é?

 

As propostas de solução a este enigma devem ser enviadas no prazo máximo de 15 (quinze) dias para o orientador da secção, através do email salvadorpereirasantos@hotmail.com.

 

            ……………………. /// ………………………….

 

TORNEIO QUEM É? QUEM É?

            Solução da Prova nº. 4

            Mary Patrícia Hangman foi o seu nome completo de batismo, mas não foi o apelido de nascimento que escolheu para o seu nome de escritora. Nasceu em Forth Worth, Texas, e aos seis anos mudou-se para Nova Iorque com a mãe e o padrasto, do qual herdou o apelido artístico.

Aos quinze anos de idade começou a escrever os seus primeiros contos. O livro de estreia, “Pacto Sinistro”, veio a ser publicado em 1950 e descreve a história de dois homens que se encontram num comboio. Alfred Hitchcock, famoso realizador, conhecido também como mestre do suspense, pegou na história e fez um filme que é hoje considerado um clássico do género.

O seu mais famoso personagem, Tom Ripley, bissexual e serial killer, apareceu pela primeira vez em 1955 no romance “O Talentoso Mr. Ripley” e foi transposto para a sétima arte por três vezes: primeiro pelo francês René Clément, depois pelo realizador e argumentista britânico Anthony Minghella, e, mais tarde, pelo cineasta, fotógrafo e dramaturgo alemão Wim Wenders.

Ela foi uma escritora que se destacou por explorar o lado psicológico e a culpam dos que transitam num mundo sem moral. Morreu na Suiça, em 4 de fevereiro de 1995, e chama-se… Patrícia Highsmith.

 

PONTUAÇÓES / CLASSIFICAÇÃO ATUAL (4ª. PROVA)

1º. Bernie Leceiro (27+10): 37 pontos;

2º. Detetive Jeremias (21+9): 30 pontos;

3º. Inspetor Moscardo (23+6): 29 pontos;

4ºs. Abrótea (22+5), Inspetor Mucaba (19+8) e Os Mosqueteiros (20+7): 27 pontos;

7º. Búfalos Associados (18+5): 23 pontos;

8ºs. Agata Cristas, Amiga Rola, Arc Anjo, Bota Abaixo, Beira-Rio, Broa de Avintes, Charadista, Detetive Bruno, Dragão de Santo Ovídio, Faina do Mar, Haka Crimes, Holmes, Inspetor Guimarães, Inspetor Mostarda, Madame Eclética, Mancha Negra, Mário Gomes, Ma(r)ta Hari, Martelo, Mascarilha, Menino Lucas, Mosca, Moura Encantada, Mula Velha, Oluap Snitram, O Madeirense, Pena Cova, Pequeno Simão, Príncipe da Madalena, Santinho da Ladeira, Solidário, Talismã, Tó Fadista, Zé de Mafamude e Visconde das Devesas (15+5): 20 pontos;

43ºs. Chico da Afurada (15+0) e Zurrapa Verde (15—): 15 pontos;

45ºs. Carlota Joaquina e Inspetor Madeira (0+5): 5 pontos;

47ºs. Necas e Vitinho (0+0): 0 pontos.

 

“MÃOS À ESCRITA!” – CONCURSO DE PRODUÇÃO

Recordamos os nossos seguidores que o concurso de enigmas policiários é aberto a todos, sem condicionalismos de idade, e que cada concorrente pode apresentar mais do que um original. Note-se que os trabalhos devem ser enviados impreterivelmente até 31 de maio, através do email salvadorpereirasantos@hotmail.com, em documento de formato A/4, com tipo de letra Time New Roman, em corpo 12 e com 1,5 de espaçamento entre linhas, contendo o enunciado (no máximo de duas páginas) e respetiva solução (uma página e meia), em língua portuguesa. Participem!

 

6º. ANIVERSÁRIO

No próximo dia 1 de junho assinala-se o sexto aniversário da secção O Desafio dos Enigmas, que desde o seu nascimento tem registado uma excelente adesão de boa parte dos leitores do jornal AUDIÊNCIA GP, como participantes ativos em todos os nossos passatempos. Muito obrigado!