A Casa do Povo da Praia do Norte, na ilha do Faial, recebeu no passado dia 6 de abril o Encontro Regional de Apicultura, promovido pela Trybio em parceira com a Associação de Agriculturas da Ilha do Faial, tendo contado com cerca de uma centena de participantes.

Apicultores, associações, técnicos e decisores de diversas entidades da administração local e regional foram o principal público deste encontro.

Durante um dia, os diversos participantes, oriundos das ilhas das Flores, Faial, Pico, Terceira e São Miguel, tiveram oportunidade de conhecer e debater as oportunidades e desafios da apicultura em modo de produção biológico, o valor económico, social e ambiental dos serviços prestados pelas abelhas, a importância da prevenção para a saúde das abelhas, os principais indicadores da apicultura nos Açores e ainda a valorização das características únicas da Região, nomeadamente a mais-valia das raças autóctones e o Mel DOP.

Esta iniciativa contou com oradores experientes a nível profissional, científico e académico, que partilharam os seus conhecimentos com os participantes. Ainda durante o encontro houve lugar para uma apresentação de material apícola, integrando algumas peças construídas no Faial e na Terceira.

No almoço de confraternização foram utilizados maioritariamente alimentos produzidos na ilha do Faial, alguns dos quais de forma biológica. No final do encontro os participantes puderam degustar mel biológico de cinco apicultores locais.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com