No dia 21 de julho pelas 21h45 o Grupo Mérito Dramático Avintense estreou a sua nova peça de Teatro ” A Enferma ” de Diniz Cayolla Ribeiro, com Adaptação e Encenação de Fernando Maia.

A peça foca um tema atual, realista que afeta muitos portugueses o desemprego que provoca atitudes condenáveis como por exemplo o furto, o caricato da situação é que o ladrão em causa assalta uma casa e ameaça de morte uma mulher, mas é surpreendido por uma enferma há muito anos paralisada, que anseia a morte e o diálogo é deveras surpreendente e inesperado, no entanto o texto é atual onde mostra sem preconceito uma triste realidade que é a eutanásia.

O elenco foi interpretado pela doente Carla Dias uma excelente representação, interpretou o desespero de uma mulher em sofrimento muitos anos que vivia com a filha e lhe pedia a morte para terminar o seu suplício, a força em que colocou todo o texto foi determinante para segurar o público presente , atento e no fundo ansioso para o desfecho final.

O ladrão foi representado por André Pereira um bom ator consciente do seu papel e todo a sua atuação foi segura e muito acertiva quer na sua postura como na mensagem que passou porque , focou um comportamento muitas vezes levado ao desespero provocado pelo desemprego e toda a representação foi um alerta para a nossa sociedade que nada faz para melhorar esta realidade.

A filha Rita Azevedo esteve muito bem e focou o comportamento de muitos filhos, que pouco ou nada podem fazer para mudar a situação , mostrou o desespero de um ” cuidador “e sem alternativas o melhor é seguirem a sua própria vida, embora a sua morte no final foi inesperada e muito bem representada.

O Padre foi interpretado pelo ensaiador Fernando Maia um Homem com muita experiência de Teatro fez um excelente trabalho funcionou na peça como a ” voz “da consciência tentando retirar da mente da doente o desejo de eutanásia e focou realidades da igreja.

Os cenários , luz e som e sonografia, estiveram muito bem e o público passou uma noite de Teatro diferente pelo tema mas muito bem defendido pelos seus atores.

O Grupo Mérito Dramático Avintense é uma Associação com 108 anos de existência tem um longo caminho e uma longa história Cultural que deve ser enaltecida pelo seu valor e empenho de pessoas que teimam em não desistir às dificuldades que vão surgindo e participando conforme podem sem” baixar ” os braços aos contratempos e na estreia da peça ” A Enferma ” foi demonstrado no trabalho apresentado que Avintes defende com orgulho que é a Capital do Teatro Amador.

Viva o Teatro!

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com