GISELA PAZ PROMETE CONTINUIDADE PARA OS PRÓXIMOS QUATRO ANOS

Tomaram posse, no passado dia 20 de outubro, os novos órgãos da Assembleia e Junta de Freguesia da Ribeira Grande – Conceição.

O executivo será liderado por Gisela Paz, juntamente com Rodrigo Sousa como Secretário e Judite Silva como Tesoureira. Já para a Assembleia de Freguesia foi eleito Mário Furtado para presidente, Fábio Sousa como 1º Secretário, Zenaide Vitória como 2ª Secretária, fazendo ainda parte Pedro Pavão, Sónia Faria e Osvaldo Janeiro.

Durante a cerimónia, Mário Furtado pediu “a colaboração de todos para que as intervenções da Assembleia tenham sempre como perspetiva o respeito pela pessoa humana”. “O respeito pelos eleitores, que nos colocaram neste espaço mas, acima de tudo, e como finalidade última, o respeito pela freguesia, para cuja elevação do nível de qualidade de vida estão muito dependentes da vontade e empenho do nosso trabalho enquanto autarcas”, afirmou o presidente da Assembleia de Freguesia.

Mário Furtado relembrou ainda o “importante papel” da Assembleia de Freguesia, não só de pressionar quer a Câmara Municipal quer o Governo Regional, para que as coisas aconteçam na freguesia. “Temos de fazer pressão porque não temos o poder executivo mas temos o poder deliberativo. E estamos aqui para apoiar o executivo mas também para o fiscalizar. Temos um peso importante na freguesia e pretendemos dar valor a este órgão que é muito importante na freguesia”, concluiu.

 

 

Por sua vez, Gisela Paz, presidente da Junta de Freguesia da Conceição, assegurou que o novo executivo “vai trabalhar como uma família sempre em prol do melhor para a freguesia”, aproveitando o momento para agradecer a “toda a lista de amigos que defenderam um projeto que acreditamos ser um bom projeto para a freguesia”.

“O que nos propomos é, essencialmente, trabalhar não só para aqueles que votaram em nós mas para toda uma freguesia. A freguesia é de todos e todos merecem o melhor que temos a dar. É por isso que nos propusemos a este projeto, é por isso que agradecemos a renovação da confiança em mim e no nosso executivo, porque com este reforço de confiança sentimos mais vontade, mais força e mais determinação para dar às pessoas da nossa freguesia uma melhor qualidade de vida, para que as pessoas se orgulhem de viver na freguesia e também os visitantes e emigrantes que por cá passam sintam a Conceição como um cartão-de-visita”, referiu a presidente.

Gisela Paz anunciou ainda que muitos dos projetos dos últimos quatro anos são para continuar, como na ação social, por exemplo, com os programas de emprego. “É verdade que não é uma estabilidade definitiva mas, para muitos desempregados é, sem dúvida, uma mais-valia. E vamos sempre lutar junto do Governo Regional de forma a que possamos ter esses programas de emprego para ajudar as pessoas que vivem com mais dificuldade na nossa freguesia, porque acaba por ser uma forma de rendimento”.

Da mesma forma, a presidente eleita prometeu “não descurar” e “bater às portas das entidades certas” para que a freguesia da Conceição “não seja discriminada em relação a outras”.

“A freguesia da Conceição é uma freguesia que merece tanto como outra qualquer. Por isso, teremos sempre essa preocupação, quer Junto da Câmara Municipal quer junto do Governo Regional para trazer melhor qualidade de vida e melhores recursos à nossa freguesia”, assegurou.

Gisela Paz adiantou ainda que tem como intenção resolver a curto prazo a construção de raiz de um espaço para o ATL da freguesia, bem como a construção de uma casa mortuária que dê resposta à freguesia. “A Ermida de Nossa Senhora das Dores, um monumento sexagenário mas fechado há alguns anos, colmata essa situação durante algum tempo mas não é resposta à nossa freguesia, por isso, tudo faremos para lutar para que a nossa freguesia tenha uma casa mortuária digna como outras freguesias também o têm”.

Já a nível do ambiente, a presidente garante continuar a boa prática para que a freguesia “continue, como tem sido, há três anos consecutivos, galardoada com o prémio máximo de excelência”, muito por causa da dedicação e ações de sensibilização levadas a cabo pela Junta junto das escolas. Contudo, Gisela Paz lembra que existem algumas lacunas, como os parques infantis, que espera que passem para as competências das Juntas para que seja também colmatada essa falha “no meio de uma excelência”.

Outros dos projetos anunciados prendem-se com a marcha da freguesia, que a presidente espera poder contar com apoios significativos para que todos possam participar, quer tenham ou não recursos financeiros.

Lembrando a importância da Assembleia de Freguesia, Gisela Paz não deixou de enaltecer todos os elementos eleitos, incluindo os adversários até às eleições. “Até aqui, cada um defendeu o seu partido, agora, o intuito é, em conjunto, trabalharmos para obtermos os melhores resultados para todos. A opinião de todos é essencial, e foi o que se passou ao longo destes quatro anos. É essencial ouvirmos a freguesia, as opiniões das pessoas. É lógico que não podemos, muitas vezes, dar as respostas rápidas como as pessoas gostavam, também porque muitas das competências não são atribuídas às Juntas, mas aquilo que nos cabe tentamos sempre resolver com a maior rapidez. Não tenham receio, as nossas portas estão sempre abertas para toda a comunidade”.

“A freguesia não é nossa, é de todos. Todos devem dar o contributo para aquilo que acham que é melhor para vos servir. O meu slogan era ‘Com a Conceição no Coração’ e é isso que sinto. Vou dar e lutar sempre pelo melhor para todos”, garantiu.