De 2 a 6 de agosto decorreu a festa do Sagrado Coração de Jesus na freguesia da Conceição. Centenas de pessoas saíram à rua no domingo, o dia maior, durante a procissão em honra do Sagrado Coração de Jesus.

 

Com um programa de entretenimento vasto, foi a procissão em honra do Sagrado Coração de Jesus que mais chamou a atenção para turistas, emigrantes e a comunidade da freguesia.

De acordo com a Presidente da Junta de Freguesia, existem emigrantes que se deslocam “para prestarem homenagem ao Sagrado Coração de Jesus”. Ainda que a festa da padroeira, Nossa Senhora da Conceição, se celebre a 8 de dezembro e que a freguesia receba alguns emigrantes na altura, é no verão que aqueles que saíram da sua terra aproveitam para “visitar os familiares e viverem as suas raízes”.

Numa época em que cada vez mais os jovens estão presentes nos festivais de verão, as tradicionais festas religiosas, com os arraiais e tasquinhas de comes e bebes também têm o seu lugar, segundo Gisela Rodrigues. “A verdade é que quando se trata de religião, as nossas tradições e as nossas raízes mantêm-se. O que nós assistimos é que existem momentos para tudo”, afirma.

Por isso mesmo a Presidente tem fé que a tradição vai perdurar, mas para isso é necessário “passá-la aos mais jovens”, conforme têm feito. Garantindo que “a nossa freguesia é uma freguesia bastante unida”, Gisela Rodrigues expressa o seu orgulho ao ver que “cada vez mais temos pessoas a participar na igreja, a incorporar e a assistir à procissão”.

A Presidente da Junta de Freguesia da Conceição arremata, satisfeita com o êxito obtido durante os cinco dias de festa. Segundo as suas palavras, “a comissão e todas as pessoas que colaboraram também merecem os parabéns” pela forma como as festas profana e religiosa decorreram.

O domingo também ficou marcado pela celebração de batismos e pela Missa Solene com Primeira Comunhão e Profissão de Fé. Nos restantes dias foi possível assistir a arrematações, concertos de bandas, artistas a solo, filarmónicas ou grupos folclóricos.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com