Gondomar, Valongo, Vila Nova de Gaia, Trofa e Matosinhos com patrimónios culturaisna lista finalista para as 7 Maravilhas de Portugal. Num total de 140 finalistas destacam-se Filigrana de Gondomar, Festas do Senhor de Matosinhos,Bugiada e Mouriscada de Sobrado, Os Santeiros de São Mamede do Coronado, Rusgas ao Senhor da Pedra, que participarão nas respetivas eliminatórias regionais, a partir do dia 6 de julho na RTP1 e RTP Internacional.

 

As 20 finais regionais correspondem a 20 programas em direto, a transmitir no mês de julho, a partir dos municípios mais pequenos que estiverem a concurso, onde serão diretamente apurados os 20 vencedores, através do maior número de votos populares.

 

Segue-se um programa de repescagem, a realizar no dia 16 de agosto, onde o voto popular decidirá quais os 8 finalistas repescados, a partir dos 20 segundos classificados nas finais regionais. Estes 28 semifinalistas serão distribuídos por critérios de proximidade geográfica, em duas semifinais, que irão apurar os 14 finalistas, a realizar nos dias 23 e 30 de agosto. A 5 de setembro será efetuada a Declaração Oficial das 7 Maravilhas da Cultura Popular, no prime-time da RTP.

 

O Conselho Científico, um órgão constituído para apoiar a organização do concurso na elaboração do regulamento, na verificação das candidaturas e nas tomadas de decisão, tendo o objetivo de libertar a Organização de quaisquer tomadas de posição face aos candidatos a concurso, assegurando por isso, a máxima idoneidade, independência e equidistância do processo, conta com os seguintes membros: Associação Portugal Genial; CEARTE- Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património; CNC – Centro Nacional de Cultura ; Fundação INATEL; Joana Vasconcelos; Secretaria de Estado – Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Turismo de Portugal.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com