O novo parque de estacionamento da Lagoa do Fogo já se encontra em funcionamento desde 18 de abril. Um investimento de cerca de 150 mil euros, valor que inclui a aquisição dos terrenos.

Texto por Linda Luz

Esta nova infraestrutura de apoio à Lagoa do Fogo vem, de acordo com o diretor Regional das Obras Públicas e Comunicações, “criar melhores condições de estacionamento e disciplinar a circulação rodoviária e pedonal, que até agora vinha sendo feita em plena estrada regional”, devendo também ser capaz de ter “condições de segurança para o estacionamento e para quem circula no acesso ao miradouro e ao trilho da Lagoa do Fogo”.

Frederico Sousa falava durante uma visita ao local, onde salientou que o parque foi concebido e executado “cumprindo um equilíbrio entre a orografia do terreno, a sua envolvência ambiental, enquadramento paisagístico, segurança rodoviária e aumento de capacidade de estacionamento, que era de apenas seis viaturas ligeiras”.

O detentor da parta das Obras Públicas explicou que foram utilizados no pavimento materiais que permitem uma frenagem eficiente de águas, e que na zona de estacionamento é utilizada a grelha de enrelvamento, que “permite o crescimento de vegetação, já que se pretende que seja o menos agressivo possível para toda a zona envolvente”.

Por outro lado, o parque de estacionamento para autocarros “foi executado com recurso a calçada de basalto, de forma suportar o peso de uma viatura pesada”.

Também está prevista a execução de uma segunda fase de intervenção no Miradouro da Lagoa do Fogo com a sua requalificação, bem como com a criação de um novo acesso que ligará o parque agora construído a uma nova plataforma de miradouro. Este novo parque de estacionamento vem colmatar a falta de lugar para parar na zona, e tem lugar para 60 viaturas ligeiras e cinco autocarros.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com