Os Meninos Cantores do Município da Trofa vão dedicar as suas apresentações a Matilde Rosa Araújo até 2021, ano em que se celebra o centenário do nascimento da escritora portuguesa, que amadrinhou o grupo musical.

O programa de atividades começou no passado dia 21 de outubro, com um concerto na Antiga Estação da Trofa, e vai envolver uma série de mini-concertos que vão decorrer de dois em dois meses e vão contar com a participação das escolas do concelho. “Vem ler uma poesia de Matilde” é o nome de outra iniciativa que vai estar inserida nas escolas básicas de Cedões, Bairros e Esprela, através da qual se vão contar histórias, cantar e dizer poesias.

Durante os próximos dois anos, as escolas do município vão receber a presença da maestrina dos Meninos Cantores, Antónia Maria Serra, com o objetivo de falar a todos os meninos sobre o carinho de Matilde Rosa Araújo pela Trofa e de dar a conhecer melhor “a mulher que inventou metade das coisas sensíveis”, como escreveu Valter Hugo Mãe.

Assim, cada escola vai ser convidada a trabalhar uma música e um poema para apresentar nas iniciativas públicas com o grupo. O primeiro grande momento está marcado para o dia 6 de junho de 2020, dia em que será oficializada a abertura da comemoração do Centenário de nascimento da escritora, onde os Meninos Cantores do Município da Trofa vão apresentar “As cançõezinhas da Tila”, poemas de Matilde Rosa Araújo e música de Fernando Lopes Graça, obra que foi gravada pelo grupo musical em setembro de 2000. O concerto vai contar com a presença dos antigos membros dos Meninos Cantores, solistas à época”.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com