Durante o ano de 2020, a Mercadona doou, em Portugal e Espanha, mais de 17.000 toneladas de alimentos a cantinas sociais, bancos alimentares e outras instituições de solidariedade social. Num ano particularmente difícil, a empresa fez ainda doações extra a locais como os Centros de Acolhimento Temporário do Norte para doentes Covid-19, ao exército, bombeiros e polícia; a diversos Hospitais e ao Programa de Recolocação Voluntária de Menores Refugiados chegados da Grécia.

 

 

A Mercadona doou, em 2020, mais de 17.000 toneladas de produtos a cantinas sociais, bancos alimentares e outras instituições de solidariedade social, em Espanha e Portugal. Esta quantidade representa 283.000 carros de compras e significa um aumento de 84% (relativamente a 2019) em doações de alimentos e outros produtos a entidades sociais.

Esta enorme quantidade de doações é feita através da colaboração da empresa com mais de 290 cantinas sociais, mais de 60 bancos alimentares e outras instituições de solidariedade social, tanto em Espanha como nos distritos de Portugal onde a Mercadona está presente.

A Mercadona tem 20 lojas abertas em Portugal e tem como grande objetivo causar um impacto positivo na sociedade, numa relação de proximidade e entreajuda com instituições localizadas nas zonas de envolvência às suas lojas.

Em 2020, a Mercadona doou mais de 1.200 toneladas de bens de primeira necessidade a várias IPSS portuguesas, como os Bancos Alimentares do Porto, Aveiro, Braga e Viana do Castelo, a Cruz Vermelha ou a Cáritas portuguesa. A isto acresce o facto da empresa doar diariamente de cada uma das suas 20 lojas a uma Cantina Social. E como 2020 se tratou de um ano particularmente difícil, a Mercadona fez ainda doações adicionais, como foi o caso das entregas realizadas aos Centros de Acolhimento Temporário do Norte para doentes Covid-19, ao exército, bombeiros e polícia; a diversos Hospitais e ao Programa de Recolocação Voluntária de Menores Refugiados chegados da Grécia. Na época natalícia, a empresa doou mais de 80.000 quilos de bens alimentares, distribuídos por diversas instituições nos distritos em que estamos presentes.

Além da doação de alimentos, a Mercadona colabora com 32 fundações e centros ocupacionais na decoração das suas lojas com murais de trencadís (mosaicos típicos do Mediterrâneo), elaborados por mais de mil pessoas com incapacidade intelectual.

Outra linha estratégica do Plano de Responsabilidade Social é a sustentabilidade. Para tal, a empresa conta com um Sistema de Gestão Ambiental próprio, baseado nos princípios da Economia Circular e focado na otimização logística, na eficiência energética, gestão de resíduos, produção sustentável e na redução de plástico.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com