blank

MODALIDADES – MAIO

Após os jogos efectuados até ao dia 28 de Maio, vejamos como ficaram as competições nas quatro modalidades de pavilhão que acompanho aqui no Audiência.

No andebol o campeonato nacional já tinha um bicampeão na medida em que o Sporting festejou novamente o título. Já na Taça de Portugal que se disputou no Peso da Régua no final de semana de 26 e 27 de Maio, o vencedor foi o SL Benfica que derrotou nas meias o Futebol Clube de Gaia e, depois, na final, derrotou o SCP por 31-24.

Sporting que tinha ganho nas meias ao FCP por 30-21. Destaque para a participação da equipa Gaiense, superiormente orientada pelo Prof Ricardo Costa e que nas meias finais vendeu cara a derrota e conseguiu marcar 29 golos ao Benfica que ganhou o jogo por 33-29. O Gaia que ao intervalo já perdia por 15-13 alinhou com o sete base composto pelo GR Daniel Paiva; Eduardo Mendonça (9), Mario Silva(6), Luis Carvalho(6), Gonçalo Ferreira(1), Sérgio Martins(4) e Henrique Figueiredo (3). Jogaram ainda David Silva, Tiago Costa, Ricardo Santos, Miguel Salgado, João Martins, David Ferreira, Pedro Cruz e Vasco Silva.

No basquetebol jogaram-se duas partidas das meias-finais dos play-off de apuramento do campeão nacional. Na meia-final que casou o Benfica com o FCP, registou-se um empate com uma vitória para ambas as equipas. No primeiro jogo que se disputou na Luz o FCP tinha ganho sem apelo nem agravo por 79-90. No segundo o Benfica venceu por 77-75 com o FCP a falhar um triplo no último segundo do jogo. Porto que vai agora ter dois jogos seguidos no Dragão nos dias 1 e 3 de Junho. Se tiver que se jogar o quinto jogo, será na Luz no dia 6 de Junho. Na outra meia-final o Oliveirense registou a segunda vitoria ao derrotar o Vitoria de Guimarães agora por 99-68. No próximo fim-de-semana em Guimarães é previsível que a favorita Oliveirense feche a contenda e fique aguardar o outro finalista que, em caso de se disputar em cinco jogos, terá o ultimo jogo em Oliveira de Azeméis.

No hóquei em patins e depois da final da Liga Europeia no Dragão Caixa, regressou o campeonato nacional e com jogos grandes. No Dragão, o FCPorto recebeu e empatou com o Benfica num excelente jogo por 7-7, com o SLB a marcar o sétimo golo a 72 segundos do final do jogo. Entretanto, no último domingo o Sporting foi visitar o Benfica e ganhou por 4-7 enquanto o FCPorto recebeu e venceu a Oliveirense por 4-1. A classificação é liderada pelo Sporting com 65 pontos, seguido do FCPorto com 64 e do Benfica com 61. Se na próxima jornada os leões vencerem os dragões festejam o título.

Situação diferente será se for o Porto a sair vencedor e, se assim for, fica quase bi-campeão. Já o Benfica a duas jornadas do final está praticamente afastado desse título. Vamos aguardar por esse jogo que será, sem dúvida, o jogo mais importante e decisivo para as duas formações. O Sporting recebe o Porto e depois visita a Oliveirense. O Porto visita o Sporting e depois recebe o Infante Sagres e o Benfica visita o Infante Sagres e recebe depois o Grândola na Luz.

No voleibol é tempo das selecções nacionais fazerem pela vida enquanto as principais equipas estão a tratar de fazer as suas apostas para a próxima época. O SCEspinho contratou para liderar a sua equipa o Prof Alexandre Afonso. No Benfica, o Prof José Jardim deixa o comando técnico para assumir a direcção desportiva da seção. No Sporting foram já anunciadas duas contratações de luxo. O Distribuidor internacional espanhol Guille e o zona 4 internacional búlgaro Todor Aleksiev, ambos com 35 anos.

Vamos aguardar pelas próximas jornadas destas quatro modalidades de que vos darei conta na próxima edição deste nosso jornal.