O presidente da Junta de Freguesia de Campanhã, Ernesto Santos, faleceu este sábado, dia 12 de março, devido a doença prolongada. O autarca tinha 74 anos e tinha sido reeleito nas últimas eleições autárquicas com o apoio do Movimento Rui Moreira – Aqui há Porto.

Ernesto Santos nasceu em maio de 1947, no bairro de S. João de Deus, em Campanhã, freguesia onde sempre viveu e trabalhou. Teve uma vida associativa bastante ativa, fazendo parte da primeira Comissão de Moradores do Bairro de S. João de Deus e da Comissão Central dos Bairros Camarários. Mais tarde, chegou também a ser diretor da Associação de Futebol do Porto, durante cerca de 20 anos.

Em 1976, Ernesto Santos foi candidato independente à Assembleia Constituinte e em 1993 eleito como independente nas listas do PS, partido a que se juntaria em 2000, para a Assembleia de Freguesia de Campanhã. Em 1997 acabou mesmo por fazer parte do executivo, como vogal, passando para tesoureiro, secretário e depois presidente, cargo que ainda ocupava.

Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, decretou um dia de luto municipal, na próxima segunda-feira, dia 14 de março.

O AUDIÊNCIA lamenta o falecimento de Ernesto Santos, que sempre apoiou a comunicação social regional e envia as mais sentidas condolências à família.