A Câmara Municipal da Trofa tem programado, para o ano de 2020, um conjunto de programas e iniciativas dedicadas à terceira idade, renovadas e transversais às diferentes áreas de intervenção municipal, mobilizando centenas de idosos.

Os programas dedicados à terceira idade visam melhorar as capacidades físicas da população sénior, promovendo a ocupação de tempos livres de forma saudável e um envelhecimento ativo, possibilitando o aumento da autoestima e combatendo o isolamento social, proporcionando a todos, vivências felizes.

Sérgio Humberto, presidente da Câmara Municipal da Trofa, destacou que “somos um país cada vez mais envelhecido e o papel de «cuidador» dos nossos idosos tem de passar, necessariamente, pelo âmbito municipal. Os idosos constituem um dos setores mais desprotegidos da população, pelo que é cada vez mais necessário promover iniciativas que contribuam para a dignificação e melhoria das suas condições de vida”.

Uma das medidas de apoio da autarquia, destinada à terceira idade é o Cartão “Trofa Sénior +”, cuja adesão é gratuita e proporciona descontos em estabelecimentos e serviços aderentes. Este é um programa que está a ser renovado, garantindo, no próximo ano, contemplar mais parcerias e, por sua vez, uma oferta mais alargada de descontos para os seus beneficiários.

A Câmara Municipal da Trofa disponibiliza ainda o serviço de Teleassistência Domiciliária, que é dirigido aos munícipes residentes no concelho com idade igual ou superior a 65 anos. Esta medida destina-se ainda a pessoas que estejam acamadas, a deficientes físicos dependentes de terceiros ou ainda a munícipes que sofram de doenças de risco de vida, tais como diabetes, doenças renais ou cardíacas. Este aparelho é totalmente gratuito, tendo apenas como custo as chamadas que são feitas através do aparelho, que são taxadas ao preço das chamadas locais e permite que, em situações de emergência de saúde, avarias domésticas, segurança ou simples solidão o beneficiário estabeleça contacto imediato com uma central de assistência, disponível 24 horas por dia, 365 dias por ano.

O desporto também está inserido nas iniciativas destinadas aos seniores trofenses que são promovidas pela autarquia. Hidroginástica e Ginástica de Manutenção Sénior são duas atividades realizadas no Aquaplace, sendo que esta última também percorre algumas das instituições do concelho. A ginástica sénior é gratuita, sendo que a hidroginástica carece do pagamento de uma comparticipação mensal de acordo com análise socioeconómica. A autarquia garante transporte para as duas modalidades. Cada utente pode, no máximo, beneficiar de uma sessão de hidroginástica e uma de ginástica, por semana (4 de cada mês). O Boccia Sénior é outra das modalidades desportivas dinamizadas pela Câmara Municipal da Trofa, que promove a prática do desporto sénior. A iniciativa é dinamizada por várias instituições do concelho, integrando anda um Torneio Interinstitucional anual.

Na linha do desporto sénior estão também as Colónias Balneares Seniores, que decorrem anualmente. A inscrição implica uma comparticipação calculada de acordo com os rendimentos. Esta resposta combate o isolamento social e permite o convívio entre seniores de todo o concelho.

O Centro Comunitário da Trofa (CCMT) é uma estrutura polivalente de vocação social global dinamizada pela autarquia, inserida na Divisão de Ação Social e Saúde, que tem por princípio organizar respostas integradas, face às necessidades da população, assumindo-se também como agente dinamizador da solidariedade social e da participação de grupos sociais. A frequência no CCMT é livre e gratuita, abrangendo qualquer idade, sendo permitido aos seus beneficiários a participação nas atividades que vão de encontro às suas preferências. As atividades envolvem diferentes ateliers, oficinas, tertúlias e formações, dança, cinema, visitas a instituições, jogos e atividades lúdicas, leitura e informática. 

O Passeio Anual Sénior é uma das iniciativas anuais mais aguardadas pela terceira idade, é realizado gratuitamente e promovido pela Câmara Municipal da Trofa. Através destas visitas são propiciados intercâmbios entre os trofenses e os habitantes do município visitado.

A Segurança Sénior é uma valência que se materializa através da Polícia Municipal da Trofa, que efetua um acompanhamento de proximidade à população sénior do concelho, referenciada e inscrita gratuitamente neste projeto. São efetuadas visitas regulares a casa dos idosos com a intuito de perceber a situação de segurança dos mesmos, aproveitando para fazer um pouco de companhia e para manter uma conversa retemperadora.

Com este conjunto de respostas sociais, a Câmara Municipal da Trofa reforça a sua aposta nesta faixa etária, promovendo e facilitando o envelhecimento   ativo   e   saudável, proporcionando ações gratuitas que concorrem para o aumento da qualidade de vida, da saúde, da participação, da segurança e do bem-estar dos idosos e consequentemente das suas famílias.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com