OASA ACOLHE TURMA DO CURSO DE DUPLA CERTIFICAÇÃO DE RABO DE PEIXE

Uma turma de alunos do Curso de Dupla Certificação de Rabo de Peixe teve uma aula prática no Observatório Astronómico de Santana (OASA), na Ribeira Grande, tendo sido acompanhados pelo Diretor Regional das Pescas.

Segundo o detentos da pasta da pesca, Luís Rodrigues, esta aula prática pretendeu “cruzar saberes empíricos e científicos”, contribuindo para “estimular os alunos” daquele curso para algumas matérias, sendo que o seu objetivo principal foi “valorizar os saberes inerentes ao exercício da pesca”, explicando que “para o exercício da pesca, o pescador, sem se aperceber, precisa de compreender aspetos ligados aos astros, à meteorologia, à oceanografia ou à biologia”.

O Diretor Regional das Pescas afirmou que apesar da atividade da pesca der “cada vez mais tecnológica, existem saberes antigos imprescindíveis, que fazem parte da atividade”, salientando, ainda, que estes saberes “têm grande importância ao nível de segurança no mar”, além de terem “muito potencial para serem partilhados com os turistas” que pretendam fazer pesca-turismo nos Açores.

Estão a frequentar o Curso de Dupla Certificação para Aquisição Básica de Competências – 9.º ano de escolaridade e pescados 15 alunos da comunidade piscatória de Rabo de Peixe, com idades compreendidas entre os 20 e os 35 anos.

De acordo com o Diretor Regional, muitos destes formandos são filhos de mestres ou armadores e vão prosseguir estudos para cursos de mestrança (Assais de Pesca), “substituindo os seus pais”.

Luís Rodrigues afirma que esta é mais uma aposta do Governo dos Açores “na capacitação dos ativos da pesca”, recordando que está previsto para este ano um investimento de cerca de 200 mil euros em atividades formativas para profissionais do setor.

Esta foi uma iniciativa da Direção Regional das Pescas, em parceria com a Direção Regional da Ciência e Tecnologia.