É na zona industrial dos Valados, em Ponta Delgada, que podemos encontrar os verdadeiros sabores dos pratos típicos portuenses. Com produtos vindos diretamente do Porto, o Snack-bar dos Valados confeciona não só a tradicional francesinha, como também cachorros e bifanas.

 

 

Aberto há dois anos com uma nova gerência, o Snack-bar dos Valados pode ser considerado praticamente como a única casa dos Açores com um produto genuinamente do Porto. A ideia surgiu de Mário Faria e Leonor Lopes, proprietários do espaço que decidiram juntar aos sabores tradicionais açorianos os sabores da Invicta.

“Eu sou de Lagoa, de S. Miguel, e o Mário é do Porto. Tivemos esta ideia e tem resultado muito bem. As pessoas aderem muito, principalmente à francesinha”, explica Leonor Lopes.

Além das francesinhas, o Snack-bar dos Valados oferece aos seus clientes as tradicionais bifanas e cachorros, que se distinguem pelo facto de os produtos com que são confecionados os pratos característicos do Porto virem diretamente de lá.

“Os ingredientes vêm do Porto, principalmente a salsicha e linguiça, já o bife é de cá. Às vezes, o Mário também traz presunto e salpicão do Porto, que dá aos pratos outro sabor. E os clientes têm aprovado, até os que vêm do Porto em visita. Do que ouvi de comentários têm dito que é a melhor dos Açores, claro que não pode haver comparação com as do Porto”, afirma a proprietária que é também a responsável pela cozinha do espaço.

A decoração também não podia ser outra. Nas paredes existem imagens da ponte D. Luís e da cidade, e Leonor Lopes adianta que estão também já a preparar algumas frases típicas do Porto para preencher o espaço. “A ideia era preencher tudo, mas tem de ser devagarinho, porque ainda há muita coisa que está como estava quando chegamos. E queremos também ver se implementamos as tripas à moda do Porto, mas se dizemos o nome a pessoa torce o nariz, dizemos que é dobrada que é praticamente a mesma coisa”.

 

 

Mas, estando dos Açores, a comida tradicional açoriana também não podia faltar no Snack-bar dos Valados, algo que era o habitual com a antiga gerência e que esta nova gerência também manteve. “Este espaço já tem uma longa história mas nunca com comida do Porto, normalmente, era com comida regional. E também continuamos a fazer a comida de cá, como o cozido das caldeiras, iscas de fígado, polvo, etc”.

No Snack-bar dos Valados não existe carta, existem os pratos do dia, que é o que tem mais saída, enquanto as francesinhas demoram sempre um pouco mais ou são pedidas antecipadamente por telefone. Já à sexta-feira, existe a promoção da francesinha, com um menu de 10 euros que inclui também bebida e café, em que a segunda francesinha fica a metade do preço. “Por norma, enchemos a casa e queremos expandir essa promoção para mais dias mas só com duas pessoas a trabalhar aqui não dá”, explica a proprietária.

Leonor Lopes nem sempre se dedicou ao negócio da restauração. Depois de passar pela publicidade, pela medicina dentária e por um negócio por conta própria, surgiu a oportunidade de concretizar um sonho e “abrir um tasquinho”. Foi isso que fez, há três anos, na Ribeirinha, onde abriu o seu primeiro estabelecimento de restauração.

“Tínhamos um espaço, mais de café até, na Ribeirinha, antes de abrir este, mas já lá fazíamos francesinhas. Estivemos lá apenas um ano e apesar de as condições serem bem melhores, surgiu este espaço na zona industrial que nos fica mais perto. Não é as condições que gostávamos, mas vamos embelezando aos poucos, embora ainda esteja longe do que queremos. Quem sabe se não passamos para outro patamar, aqui ou noutro sítio, tudo depende dos valores”, afirma.

Contudo, Leonor Lopes admite que este espaço na zona industrial dos Valadores tem vantagens que o centro de Ponta Delgada nunca poderá oferecer, nomeadamente ao nível do estacionamento e do barulho permitido.

Questionada sobre a maior dificuldade que encontra em manter este espaço, a proprietária confessa que a constante discrepância entre a casa cheia nuns dias e noutros dias pouco movimento é o que mais a preocupa. “Ficamos sem saber porquê, porque varia muito. Mas também estamos na zona industrial, pode ser isso. Talvez por isso ainda não me sinto totalmente realizada, mas nunca pensei em desistir. Isto tem pernas para andar”, afirma.

 

 

SNACK-BAR DOS VALADOS
Rua Cristiano Frazão Pacheco, Armazém 22
Zona Industrial dos Valados, Ponta Delgada
Aberto de segunda a sábado
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com