PAVILHÃO DESPORTIVO ENCHE PARA SE VER E OUVIR FOLCLORE

O 15.º Festival Internacional de Folclore do Porto Formoso, organizado pelo Grupo Folclórico de Nossa Senhora da Graça, ficou marcado por ter oferecido um serão de qualidade àqueles que se encontravam no Pavilhão Desportivo da freguesia. O Presidente do grupo diz que esta noite é “fruto de um trabalho o ano inteiro”.

Nesta edição do Festival Internacional de Folclore de Porto Formoso, apresentada por Rui Almeida, atuaram três grupos (para além do grupo anfitrião): o Grupo Folclórico do Livramento, o Grupo Folclórico das Camélias (Furnas) e, pela primeira vez, participou um grupo vindo do Chile, o Grupo de Cantos e Danzas Folclóricas Chamal.

De acordo com o Presidente do grupo de folclore de Porto Formoso, este é um trabalho executado com “muita dedicação” por parte de todos os membros do grupo. José Maria Cabral diz mesmo que “este festival é fruto de um trabalho feito o ano inteiro”, já que “acabamos hoje e amanhã já estamos a pensar na 16.ª edição”.

No entanto, foi nas duas últimas semanas que o nível de trabalho aumentou, para que toda a logística fosse tratada para receber o grupo Chamal. “Em termos logísticos é difícil fazer um festival internacional”, conta o responsável. Nos dias que correm, “é muito complicado para uma associação suportar certos custos”, e no que concerne a “apoios governamentais”, muitas vezes não chegam para pagar “uma noite aos técnicos de som”.

Para além desta noite, no dia 9 houve ainda uma batalha de dança entre o grupo organizador e o grupo do Chile no Lardo Hintze Ribeira. Ambos foram recebidos por Alexandre Gaudêncio do Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Quanto ao futuro do rancho, está em aberto uma ida à Coreia do Sul: “há dois anos tivemos o convite para ir à Coreia do Sul e estamos a aguardar para ver as condições”. Enquanto aguardam, estudam a possibilidade de ir a França em 2020.

Um grupo criativo, que junta a tradição e a inovação em cima do palco, facto comprovado pela entrega do Troféu Tradição e Inovação na XIV Gala AUDIÊNCIA, ao Festival Internacional de Folclore do Porto Formoso.