A Associação Portuguesa de Enfermeiros de Cuidados em Estomaterapia (APECE) e a empresa B. Braun atribuíram o “Prémio Augusta Pinheiro de Boas Práticas em Investigação 2020” às enfermeiras Brizida Manuela Barbosa Pereira, Sílvia Maria Moreira Queirós e Maria Alice Correia de Brito. O objetivo é contribuir para a dinamização da investigação em Estomaterapia e para promoção da qualidade de vida da pessoa com ostomia.

As três investigadoras foram distinguidas pela submissão do trabalho “Validação do formulário de avaliação do desenvolvimento da competência de autocuidado na pessoa com ostomia de ventilação”, realizado no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola Superior de Enfermagem do Porto e aplicado em três hospitais do Norte do país. Brizida Manuela Barbosa Pereira foi a investigadora principal, Sílvia Maria Moreira Queirós e Maria Alice Correia de Brito foram as co investigadoras.

“A utilização de um formulário para a avaliação da competência de autocuidado na pessoa com ostomia de ventilação permite uma recolha de dados mais completa, sistemática e rigorosa, facilitando a identificação das necessidades em cuidados de Enfermagem da pessoa, bem como das intervenções a implementar face às necessidades identificadas. Além disso, contribui para uma melhoria na partilha de informação entre recursos hospitalares e comunitários”, explicaram as investigadoras.

A atribuição do “Prémio Augusta Pinheiro de Boas Práticas em Investigação 2020” foi feita no Congresso Nacional de Estomaterapia 2020, na Figueira da Foz, e cuja temática principal foi a “Transição segura da pessoa com ostomia”.

O “Prémio Augusta Pinheiro de Boas Práticas em Investigação” foi criado em 2017, pela APECE e pela B. Braun, onde se distingue o melhor trabalho de investigação clínica para a área de Estomaterapia, submetido ao secretariado da APECE para esse efeito, e ao qual a empresa B. Braun atribui um montante total de 2 mil euros ao investigador ou investigadores distinguidos.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com