SERAFIM GONÇALVES (POVOENSE) SUBIU UM LUGAR NA CORUNHA

Pouco tempo depois do excelente terceiro lugar que obteve no Troféu Ria de Vigo, por iniciativa do Real Clube Náutico daquela cidade galega tão próxima de Portugal, o velejador Serafim Gonçalves, laserista que já se tornou um ícone da secção de vela do Clube Naval Povoense (Póvoa de Varzim), com apoio da Bicasco, repetiu a proeza na cidade da Corunha, ao alcançar posição idêntica no Troféu Grillete.

Tratou-se dum evento cuja organização esteve a cargo do Real Clube Náutico daquele importante aglomerado populacional do Noroeste Peninsular, onde na edição anterior tinha obtido a quarta posição. Assim sendo, participante habitual e assíduo em inúmeras regatas no âmbito da Federação Galega de Vela, Gonçalves subiu um lugar em relação à edição anterior.

Por outro lado, a importância deste evento estava intimamente ligada ao facto de se tratar de uma prova de apuramento nacional para o Campeonato de Espanha, facto que criou um interesse redobrado para os cerca de meia centena de velejadores que se empenharam e valorizaram a prova no plano competitivo.

Assim sendo, na edição deste ano, a performance do laserista do Naval Povoensee foi visivelmente melhorada se tivermos em conta o leque de opositores com os quais teve que medir forças.

Num universo competitivo de cinco regatas, das seis inicialmente agendadas, Miguel Reboreda, do Náutico de Portosin, averbou mais uma vitória e arrebatou três triunfos parciais, vindo a terminar no primeiro patamar do pódio com cinco pontos, à frente de Roque Viejo, do Clube Marítimo de Oza (oito) e do citado Serafim Gonçalves (com nove).

Porém, tal como Viejo, o único português que compete habitualmente nestes eventos, esteve ao nível dos melhores na última regata, ao impor-se aos demais para ser o primeiro na linha de chegada.