Serafim Gonçalves, experiente velejador da classe laser, há quase duas décadas a representar o Clube Naval Povoense (Póvoa de Varzim), com apoio da Bicasco, começou a época da melhor maneira ao vencer a Copa dos Reis, em Leça da Palmeira, primeiro evento da época disputado a norte com organização do Clube de Vela Atlântico.

As condições atmosféricas não foram generosas com o regresso da vela de competição à bacia de Leixões. Pois, devido à falta de vento, a organização viu-se obrigada a proceder à anulação de duas das três regatas agendadas. Por isso, a Copa dos Reis de 2019 acabou circunscrita a uma única regata que teve como vencedor o próprio Serafim Gonçalves, seguido de Jorge Ferrer, do Sport e do anfitrião Miguel Pessanha.

Mas, no início de mais uma época náutica, ambiente em que Serafim Gonçalves está envolvido desde os nove anos, ainda se ouve o eco dos muitos sucessos que o “laserista” nascido em Matosinhos obteve nas mais de vinte participações que teve durante o ano, quer em Portugal (sete), quer no estrangeiro (Copa Masters Brasileira e Semana Internacional do Rio de Janeiro), mormente na vizinha Galiza onde compete regularmente.

O velejador em causa disputou 22 campeonatos, entre eles um Europeu em Espanha (no país vizinho participou em doze regatas), tendo alcançado o pódio por 16 vezes, face à obtenção de nove primeiros lugares, quatro segundos e três terceiros. Ao que parece, tanta sagacidade pelos pódios está para durar!…

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com