Lurdes Alfinete e Artur Pimental, vereadores do Partido Socialista na Câmara Municipal da Ribeira Grande ficaram negativamente surpresos quando verificaram que o Centro de Saúde da Ribeira Grande não consta da lita de centros de saúde da Região que irão sofrer uma intervenção. Incentivados por esta revolta, apresentaram ao executivo do PSD, liderado por Alexandre Gaudêncio, uma recomendação sobre a necessidade de construção de um novo Centro de Saúde na Ribeira Grande, para que profissionais de saúde e ribeiragrandenses possam ter melhores condições.

 

 

Os vereadores do Partido Socialista na Câmara Municipal da Ribeira Grande, Lurdes Alfinete e Artur Pimentel, apresentaram ao Executivo de Alexandre Gaudêncio uma recomendação sobre “a necessidade urgente de um novo Centro de Saúde para a Ribeira Grande”, salientando que a utilização das verbas do PRR e do PO 2030 são uma oportunidade única para a construção desse novo equipamento.

Considerando as declarações do Secretário Regional da Saúde, que deu conta de investimentos previstos para alguns centros de saúde da Região, os vereadores do PS ficaram surpresos quando notaram que o Centro de Saúde da Ribeira Grande não consta na lista de locais que serão alvo de intervenção. “Surpreendentemente, o Centro de Saúde da Ribeira Grande não se encontra entre estes investimentos, nem para uma desejada nova construção daquele equipamento, nem, no mínimo, para uma urgente intervenção no existente”, realçaram os socialistas.

Na recomendação, apresentada e aprovada por unanimidade em reunião camarária, pode ler-se que “o Centro de Saúde da Ribeira Grande, hoje, está muito limitado nos serviços e nos recursos, não oferece condições de trabalho aos seus profissionais e muito menos aos cidadãos da Ribeira Grande”.

Os vereadores do PS lamentaram que os 30 mil ribeiragrandenses afetos ao Centro de Saúde da Ribeira Grande continuem a ter estas condições, naquele que é o 3º maior concelho dos Açores e o segundo maior em contribuição para o PIB regional. “Não podemos ser esquecidos no investimento na saúde. Os profissionais do Centro de Saúde da Ribeira Grande e todos os ribeiragrandenses merecem mais”, defenderam os vereadores socialistas.

Lurdes Alfinete e Artur Pimentel recomendaram que a Câmara da Ribeira Grande “promovesse, com urgência, uma reunião com a tutela para averiguar a decisão pública de investimento nos Centros de Saúde da Região, sem contemplar o Centro de Saúde da Ribeira Grande”, de forma a “reforçar, junto do Governo Regional, a urgência de um novo Centro de Saúde para a Ribeira Grande ou, no mínimo, de uma robusta requalificação e modernização do equipamento atual”.

Os socialistas pediram à autarquia que “procure identificar um local para uma possível relocalização do Centro de Saúde da Ribeira Grande” e, na recomendação apresentada, os vereadores do PS, ainda apelaram a “uma intervenção urgente no sentido de transformar aquele equipamento e de dotar os seus serviços das mínimas condições de apoio à população do concelho, desde as suas infraestruturas ao seu mobiliário, passando pelo equipamento administrativo e técnico, privilegiando as condições de trabalho dos seus profissionais no desenvolvimento das suas funções, até ao acesso a cidadãos com mobilidade reduzida”.

“Lamentavelmente, o Centro de Saúde da Ribeira Grande, que outrora apoiava, inclusive, os concelhos vizinhos, é, hoje, uma sombra do que foi. Está votado ao desprezo e ao esquecimento. Os seus profissionais e os ribeiragrandenses merecem e desejam mais”, foram as palavras de Lurdes Alfinete e Artur Pimentel.