A freguesia de Vilar de Andorinho, pela primeira vez, realizou no novo Centro Cívico, uma aldeia de Natal, inspirada numa iniciativa dos Amigos das Menesas Pombal. Além deles, fazem parte da Organização Associação Preservar Memórias, onde está inserido o Rancho Folclórico Divino Salvador de Vilar de Andorinho, a Associação Recreativa “Os Modestos” de Vilar de Andorinho, a Tuna Musical “A Vencedora” de Vilar de Andorinho, a Amava Academia de Música e Artes, a Fábrica da Igreja Paroquial de Vilar de Andorinho e a Junta de Freguesia de Vilar de Andorinho.
Desde o dia 1 de dezembro que a freguesia está a sentir na sua plenitude o verdadeiro espírito de Natal desde a abertura oficial de Vilar Natal, pelas 18h30 o Centro Cívico encheu de entusiasmo, com a expetativa do acender das luzes em toda Vilar Natal e foi surpreendente o efeito fantástico de cor, magia, e alegria de todos os presentes que acolheram e vivenciaram uma experiência única pela originalidade, criatividade ao efeito de magia criado, que mais parecia um postal ilustrado de Natal.
As surpresas continuaram com a atuação, dentro da Igreja Matriz, da Academia Sénior de Vilar de Andorinho que brilhou pelo trabalho que apresentaram, quer na música, como no canto, bem como o Coro Infantil Grão de Trigo que faz parte das crianças da catequese e que foi extraordinário pela beleza dos temas escolhidos e pela excelente interpretação. Os dois coros foram motivo de orgulho para todos os presentes.
O momento terminou e cá fora em toda Vilar Natal continuava a Festa com as barraquinhas, bem iluminadas e com muitas novidades, desde ideias especiais para um excelente presente de Natal, ou delícias gastronómicas, e iguarias capazes de provocarem “água na boca”.
Já no dia 7 de dezembro, Vilar Natal abriu mais um fim de semana, das 15h até às 22h, com muita energia positiva, alegria e boa disposição para dar continuidade a tão bonita iniciativa Natalícia.
O Conto de Natal teve início pelas 17h, onde a Elfa Carolina Alves foi a contadora do tão bonito conto. Pelas 18h30, a Tuna Musical “A Vencedora” de Vilar de Andorinho realizou o seu Concerto de Natal, dentro da Igreja Matriz e encheu devido à grande beleza do momento devido à excelente atuação e desempenho de todos os elementos que foram extraordinários e o encanto foi superado com a interpretação da cantora lírica Gisela Sachse que fez o papel principal na ópera Carmem, no Coliseu do Porto, foi sem dúvida uma mais valia, que embelezou e tornou especial aquele momento musical.
Pelas 21h, Vilar Natal recebeu o Encontro de Tunas Académicas com a Tuna Pitagórica da União Académica de Avintes, Atuna Bira Copos é a Tuna Académica Mista do ISPGAYA, e a ESEPUS Tunae – Tuna da Escola Superior de Educação do Porto. As três Tunas animaram e contagiaram um público animado, extasiado pela beleza das atuações de jovens motivados e dedicados, pelo gosto de divulgar o talento, e paixão pela música e orgulho das suas Tunas.
No dia 8 de dezembro o programa prossegue, emotivo e surpreendente. Pelas 15h decorreu a tão desejada chegada do Pai Natal, que vinha num lindo carro clássico, bem acompanhado pelos seus dois duendes e cinco meninas que fazem parte da Academia Amava, para alegria da pequenada que ficou empolgada pela entrada triunfal na Vilar Natal.
A dança das cinco meninas foi um momento perfeito, belo e muito bonito que todos adoraram assistir. O Pai Natal de seguida abriu a porta de sua casa e foi a loucura total, para a foto troca de beijinhos e alguns pedidos de presentes de Natal e para criar o espírito ideal nada melhor que assistir a cair neve. Foi um momento único e mágico quer para as crianças, como para os adultos.
Na base da enorme árvore de Natal estão expostos presépios de Natal do Agrupamento de Canelas EB1 / JI da Serpente, da Escola EB do Sardão, da Escola Básica com Jardim de Infância de S. Lourenço, a Escola EB1/ J Ide Vilar, a Jardim Infantil “O Filhote”, Jardim Infantil Mariz, EB1/ de Balteiro. Os presépios estão maravilhosos pela originalidade e criatividade usada em cada trabalho.
Novamente o Conto de Natal e, pelas 18h30, nos Modestos, um momento de Teatro, uma comédia Infantil Galo, Galinha, Galão agora já tenho Esporão que foi o encanto da miudagem. Pelas 21h decorreu a apresentação Fit Brasil Karaté uma atividade desenvolvida nas instalações da Tuna a Vencedora, que ensina defesa pessoal, aumenta autoestima, e autoconfiança etc.
A Junta de Freguesia de Vilar de Andorinho está de parabéns pela iniciativa, e toda a organização que está a fazer o seu melhor, tornando a freguesia mais participativa e motivou e fez acontecer a magia de Natal, no Vilar Natal alegrando o coração de cada Vilarense, porque atualmente o Mundo está tão complicado e deprimido, que um pouco de alegria, magia, e faz renascer a esperança.