A DREAMMEDIA SURGIU DE UMA PAIXÃO E É UMA EMPRESA LÍDER NO SETOR DA PUBLICIDADE EM MOVIMENTO

Ricardo Bastos tem 30 anos, é natural de Gaia e é o CEO do Grupo dreamMedia. O jovem contou, em entrevista ao AUDIÊNCIA, a história desta empresa que opera em mais de 150 municípios e sublinhou a sua perspetiva para o ano de 2019.

Para quem não o conhece, quem é o Ricardo Bastos?
O Ricardo Bastos é um jovem empresário e empreendedor, apaixonado pela comunicação e pela sua empresa, com muita vontade de trabalhar e criar mais e melhores soluções para o mercado da publicidade exterior em Portugal e, se possível, além-fronteiras. Acredito que o nosso país tem um grande potencial de crescimento, porque está ainda bastante atrasado em relação a outros países neste setor. É um mercado com concessões antigas que têm vindo a ser automaticamente renovadas, mobiliário e equipamentos desatualizados e muito suporte em papel, a presença do digital é praticamente inexistente. O mercado do Out-of-Home (OOH) está em fase de revolução.

Como descobriu a paixão pela publicidade?
Os meus pais tinham uma empresa de decoração publicitária e, quando tinha seis anos, já vestia a minha bata e pegava num pincel e numa lata de tinta para fazer a minha própria publicidade. Fiz o meu primeiro negócio aos oito anos: fiz uma placa publicitária para uma oficina vizinha, que eles fizeram o favor de “comprar” por 100 escudos. Costumo contar esta história em jeito de brincadeira, mas de facto foi a partir daí que ganhei realmente o “bichinho” para publicidade.

Qual é a história da fundação da dreamMedia?
Aos 16 anos o negócio já era sério e a marca dreamMedia já funcionava. Aos 18 anos criei, oficialmente, a minha primeira empresa e mantive a marca dreamMedia, com recurso a capitais próprios, sempre sem qualquer tipo de financiamento. Hoje a dreamMedia é um Grupo de empresas que garantem os 18 distritos e mais de 150 municípios, com um volume de negócios de oito milhões de euros/ano, e cerca de 100 colaboradores.

Quais são os principais objetivos e as apostas fundamentais desta empresa?
A dreamMedia tem feito uma forte aposta no crescimento orgânico. Estamos constantemente a participar em novos concursos públicos, a instalar novas posições fora de âmbitos de concursos e a criar novos modelos de negócio, como por exemplo a BIGoutdoors (empresa de monopostes e BIGoutdoors) que já possui um papel de destaque no mercado. Os municípios estão a apostar em concessões exclusivas das cidades, é uma tendência que veio para ficar e que já se assiste um pouco por todo o mundo. É também uma oportunidade para ganhar quota de mercado, tal como já fizemos em vários municípios, como por exemplo Sintra e, mais recentemente, Figueira da Foz e Aveiro, onde conquistámos a concessão da publicidade outdoor. Por sermos o único operador em Portugal presente em mais de 150 municípios, conseguimos criar redes taylor-made, que são redes estrategicamente desenvolvidas para cada cliente (sem redes predefinidas), onde todas as faces são 100% visíveis, estão no sentido correto do trânsito e têm o formato adequado ao local. São redes que trazem valor acrescentado para os anunciantes pela sua otimização e impacto. Temos também investido no crescimento por aquisição e realizámos várias operações nos últimos anos quando adquirimos, por exemplo, os concorrentes Mensagem Sublime, Nunus, ShowUP, e Publiação. Em Moçambique temos também vindo a crescer com base na aquisição de players concorrentes.

Quem são os principais clientes da dreamMedia?
Os principais clientes da dreamMedia são as empresas do grande retalho e distribuição, hotéis, área da saúde e empresas que procuram notoriedade para as suas marcas. A nossa rede de soluções é transversal a várias áreas de negócio. Trabalhamos com praticamente todas as companhias presentes em Portugal. Os nossos clientes procuram soluções de grande impacto, procuram uma gestão profissional das suas campanhas. A dreamMedia tem uma forte capacidade de resposta para entregar ao mercado.

A dreamMedia é uma empresa reconhecida no setor da publicidade exterior a nível nacional e possui alguns dos modelos de comunicação e suportes mais inovadores do país, pode falar-me sobre eles?
O Grupo dreamMedia investe regularmente em novos meios para impactar o consumidor. Desde a criação de suportes estáticos com design arrojado até ao desenvolvimento de meios criativos para ativação de marcas, possuímos todas as soluções Out-of-Home para impactar o consumidor. Se o anunciante precisar, por exemplo, do maior outdoor do Norte do país, de uma mega empena curva de 400m2 em Braga, ou de uma VW Pão de Forma customizada de forma artesanal para distribuir fruta, o Grupo dreamMedia tem. Podemos garantir que temos soluções (tradicionais ou inovadoras) para qualquer necessidade OOH que os anunciantes apresentem, a nível nacional.

Esta empresa também está presente em Moçambique. Qual é a razão desta expansão? Existe alguma previsão de inserção noutros países?
Sim, é verdade, além de Portugal, a dreamMedia está presente em Moçambique, onde é líder no sector da Publicidade Móvel. Neste momento estamos a estudar a entrada em novos mercados internacionais, mas Portugal será sempre a nossa prioridade.

A dreamMedia tem sido alvo de inúmeras distinções, quer referenciar algumas?
A dreamMedia é distinguida há vários anos como PME Líder em Portugal. Somos também uma empresa PME Excelência. Depois, a título mais pessoal, posso dizer que fui considerado recentemente um dos 40 Líderes Empresariais do Futuro, com menos de 40 anos, em Portugal, uma iniciativa do jornal Expresso e do Fórum de Administradores e Gestores de Empresas, com o objetivo de selecionar os líderes de amanhã, pela sua contribuição ativa na economia, percurso de carreira e capacidade de fazer a diferença nos diversos sectores de atividade.

Quais são as perspetivas para o futuro?
A nossa ambição para 2019 é alcançar os 10 milhões de euros de volume de negócios. O mercado da publicidade exterior está a crescer de forma muito significativa e as novas concessões são uma janela de oportunidade para consolidar a quota de mercado.