ANIME, O MELHOR DO CINEMA JAPONÊS APRESENTADO NO PICO

Anime é um termo japonês para desenhos animados elaborados à mão ou em computador. A palavra é a pronúncia abreviada de “animação” em japonês.

AnimaPIX é o festival de animação na ilha do Pico. A segunda edição, a acontecer de 6 a 10 de dezembro, no Auditório da Madalena, destaca, no fim de semana, o “anime” com 3 dos melhores filmes vindos do Japão nestes últimos anos e do seu maior estúdio de animação, o Studio Ghibli.

Galardoados como melhores não só no Japão, mas em muitos outros países, e ainda com nomeações para os Óscar, o mais cobiçado prémio da sétima arte, a MiratecArts tem o prazer de estrear na ilha da montanha mais alta de Portugal, as obras primas de desenho excecional e com narrativas cujas lições são para todas as gerações.

Contos de Terramar, apresentado na sexta às 21h é pura fantasia e aventura.
O equilíbrio do mundo está a entrar em colapso e uma série de acontecimentos bizarros – como o aparecimento de dragões no mundo oriental – levam um poderoso feiticeiro a procurar a sua origem. Um trabalho genial do realizador Goro Miyazaki.

As matinés de sábado e de domingo, pelas 16h, apresentam dois filmes estreados no último ano. “O Rapaz e o Monstro”, pelo realizador Mamoru Hosoda, fala-nos de um conto de fantasia e ação sobre a amizade entre um rapaz só e infeliz que vive no mundo dos humanos e uma criatura solitária que vive num mundo imaginário.

Baseado no romance de Joan G. Robinson, “Memórias de Marnie” é a segunda obra de Hiromasa Yonebayashi, o realizador do famoso “O Mundo Secreto de Arrietty”. Conta-nos a história de Anna, uma jovem que acredita estar fora do círculo mágico onde a maior parte das pessoas se encontram e, por isso, isola-se de todos os que a rodeiam. Durante um dos seus passeios solitários pelo pântano encontra uma misteriosa mansão onde descobre a beleza da amizade,

AnimaPIX apresenta 24 filmes em 9 sessões. As sessões da manhã estão lotadas para as escolas. Matinés e sessões da noite tem entrada livre, para toda a família, e as portas do Auditório da Madalena abrem meia hora antes de cada sessão. Para o calendário visite www.mirateca.com