Ribeira Grande quer receber etapa nacional do surf em 2020

O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande manifestou a intenção do município em apresentar uma candidatura para que se possa receber “uma etapa do campeonato nacional de surf no próximo ano”, na Ribeira Grande, “capital do surf”. Alexandre Gaudêncio vincou o facto de ali se receber provas europeias e mundiais, motivo pelo qual “não vemos motivo para não figurarmos no calendário nacional.

 O Ribeira Grande Pro Júnior aconteceu de 13 a 15 de setembro, na praia de Santa Bárbara, e consagrou Malakai Martinez (masculinos) e Lúcia Machado (femininos) campeões da Europa.

75 mil euros investidos na escola Madre Teresa d’Anunciada

 Durante as férias de verão “a autarquia investiu cerca de 75 mil euros na melhoria das condições da escola”, disse Alexandre Gaudêncio, por ocasião de uma visita àquela escola, na abertura do ano letivo 2019/2020.

O autarca realçou “as intervenções realizadas ao nível da cobertura e pinturas, investimento que vai ao encontro das pretensões manifestadas pela comunidade escolar”. Na altura Alexandre Gaudêncio referiu ainda a necessidade de “dotar as escolas de condições para que os nossos filhos possam estudar em segurança e conforto”.

 Câmara Municipal investe 130 mil euros na Canada da Meca

 A Câmara Municipal da Ribeira Grande investiu cerca de 130 mil euros na recuperação do piso da canada da Meca, em Rabo de Peixe.

 Os trabalhos realizados naquela estrada, maioritariamente utilizada por lavradores e agricultores, centraram-se na remoção do tapete betuminoso antigo e colocação de um novo.

Também na freguesia de São Brás procedeu-se à requalificação da 2.ª Travessa do Ramal, concretizando um desejo antigo da população local que há muito reivindicava melhorias naquele traçado.

Novo ano letivo conta com 12 tutores do estudante        

 Em 2015 foi criado pela Câmara Municipal da Ribeira Grande a figura do tutor do estudante, que visa apoiar os estudantes do concelho que ingressam no ensino superior e que se deslocam para universidades fora da ilha. Neste âmbito, este ano letivo de 2019/2020 conta com 12 tutores do estudante no território nacional, assegurados pela autarquia ribeiragrandense.

 Os tutores do estudante disponibilizam-se voluntariamente para ajudar no acolhimento e aconselhamento dos novos estudantes, partilhando contactos para alojamento e transporte, entre outros.

Requalificação do Largo das Freiras vai custar 310 mil euros

310 mil euros serão investidos na requalificação do Largo das Freiras, na freguesia da Matriz. Adjudicada à empresa Albano Vieira, SA., a empreitada tem um prazo de execução de nove meses e os trabalhos deverão iniciar-se até ao final do corrente ano.

 Alexandre Gaudêncio manifestou a sua “satisfação por estarmos a dar início à concretização de mais um compromisso assumido por este executivo”, e lembrou que esta requalificação é um projeto incluído no Plano Integrado de Regeneração Urbana, que contempla a “reabilitação urbana do espaço e a execução das infraestruturas de saneamento básico e pavimentos dos arruamentos envolventes”.

 Será criado um espaço verde e uma zona de lazer, mantendo as árvores de grande porte existentes. O espaço envolvente e as zonas pedonais terão piso do tipo joga, numa mescla de basalto e calcário. Além disso, está ainda prevista a colocação do tanque de repuxo, “original do Largo Hintze Ribeiro, no centro do novo Largo das Freiras”.

Painel de azulejos inaugurado na torre sineira da Câmara Municipal

O Dia Mundial do Turismo foi assinalado na Câmara Municipal com o descerrar de um painel de azulejos na torre sineira dos Paços do Concelho, no qual se pode ler o poema “As torres da minha cidade”, de Laureano Almeida, alusivo às torres da Câmara, das igrejas da Conceição, Matriz e Ribeira Seca e ainda do Museu Vivo do Franciscanismo.

 De acordo com o presidente do município o painel ali instalado é um “importante complemento na visita à torre e na compreensão das outras quatro existentes na cidade”.

 A torre sineira da Câmara Municipal da Ribeira Grande está aberta a visitas há sensivelmente três anos, e tem-se afirmado como um “espaço que desperta a curiosidade de locais e visitantes”. Em 2018 registou cerca de 2500 visitas e até 31 de agosto do corrente ano já tinha ultrapassado as 2600 entradas.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com