A Junta de Freguesia do Muro está a organizar o concurso de fotografia “Olhar o Muro”, com a finalidade de divulgar a beleza e o encanto desta região do concelho da Trofa. Para além da atribuição dos prémios aos vencedores, os trabalhos a concurso irão integrar uma edição da revista “Murense”, bem como uma exposição de fotografia no Salão Nobre da Junta de Freguesia.

 

Segundo a Junta de Freguesia do Muro, o concurso “Olhar o Muro” conta com três categorias, sendo que “na Categoria I – Património Natural, os trabalhos devem exclusivamente centrar-se nos aspetos paisagísticos e na biodiversidade da freguesia do Muro, como os animais e as plantas; na Categoria II – Património Imaterial – os trabalhos devem centrar-se nas pessoas e nos seus hábitos e tradições (festas, convívios, trabalhadores agrícolas, artesãos, comerciantes); e na Categoria III – Património Material: os trabalhos devem centrar-se no património imóvel (por exemplo, casas de lavoura, tanques, fontes, arquitetura religiosa, lojas antigas, oficina) e nos bens móveis (por exemplo, artefactos artesanais, alfaias agrícolas, esculturas, pinturas, objetos antigos) que existam na Freguesia”.

O certame é aberto ao público em geral, com idade igual ou superior a 12 anos, excluindo os membros do júri. A participação é individual e gratuita e a inscrição, assim como a submissão de propostas estarão abertas até ao próximo dia 30 de junho.

Cada participante pode submeter até três fotografias em cada categoria, porém cada fotografia só pode ser presente a uma categoria. Os participantes deverão apresentar fotografias a cor ou a preto e branco, com a melhor resolução possível. Não são aceites fotografias manipuladas digitalmente, que incluam molduras, assinaturas, datas ou outros dados, bem como efeitos ou elementos inseridos ou removidos na imagem.

“A edição ou tratamento da imagem é permitida, sendo possível fazer alguns ajustes básicos, nomeadamente no contraste e brilho. No entanto, todas as fotografias submetidas a concurso devem ser originais e inéditas e não ter sido submetidas a outro concurso de fotografia. O nome do ficheiro digital de cada fotografia deve incluir os seguintes itens: data, legenda da imagem, local, autor e categoria a que se candidata, como se observa no seguinte exemplo: 2020.02.15_igreja_av.igreja_maria.sampaio_patrimonio”, explicou a autarquia.

As fotografias devem ser enviadas até às 23h59 do dia 30 de junho de 2021, via wetransfer, ou e-mail para geral@freguesiadomuro.pt, identificando o nome e o contacto.

O júri irá selecionar as fotografias segundo as três categorias a concurso. Os prémios correspondem, a um vale no valor de 150 euros para aquisição de equipamento fotográfico ou eletrónico para o 1º lugar de cada categoria; a um jantar para duas pessoas no Restaurante S. Pantaleão ou Restaurante S. Cristóvão para o 2º classificado de cada categoria e a um livro da coleção Apontamentos História Local para o 3º qualificado de cada categoria.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com