“Ensaio sobre o retorno” marca o regresso da artista Catarina Alves após um pequeno interregno de dois anos. Como explica ao AUDIÊNCIA, “este «retorno» é o meu retorno enquanto artista, e de que forma é que esta minha ação vai fazer algo pela nossa sociedade”.

A temática que trata a reciclagem e a reutilização de materiais teve início na carreira da artista em 2015, ano em que expôs sobre a ecologia e o tratamento de resíduos. Por este ser um tema “que urge falar, tinha que fazer esta exposição” que pretende alertar o público e fazê-lo refletir sobre cada ação de consumo.

Nesta mostra pode encontrar-se peças produzidas através de diferentes materiais: desde sacos do lixo e das compras, vidro, paletes e até o papel que, em forma de recorte de letras, traduz-se nos poemas que o escritor Pedro Paulo Câmara versou para esta exposição. Para além destas peças, pode ainda observar-se telas e um vídeo que chamam a atenção do público pela quantidade de resíduos que demonstram.

A artista, que também começou a reduzir a sua pegada ambiental, acredita que para se começar a mudar os hábitos de consumo e assim diminuir o lixo produzido é necessário “pensar naquilo que compramos e consumimos”, assim como “ter a consciência de separar o lixo e colocá-los nos sítios certos”.

Filipe Jorge, vereador da Cultura da Câmara Municipal da Ribeira Grande, esteve presente na inauguração desta exposição, tendo realçado ser esta a primeira a que a Casa do Arcano abre as portas após as “obras de manutenção que foram realizadas nos últimos meses”, de forma a “aproveitar” o facto dos espaços culturais terem estado fechados devido à COVID-19 “para realizarmos algumas melhorias”.

“A Catarina Alves apresenta-nos trabalhos que nasceram do recurso a materiais reciclados, dando-lhes uma nova utilidade por ação da sua criatividade e do seu pensamento, oferecendo-nos, em simultâneo, uma nova forma de olharmos para materiais que muitas vezes acabam no lixo”, referiu o vereador na ocasião, reforçando a atenção necessária que este tema exige.

Com este “Ensaio sobre o retorno”, a Casa do Arcano deverá receber vários alunos do concelho, de forma a que a camada mais jovem da sociedade seja sensibilizada quanto ao tema da ecologia e reciclagem.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com