FENAIS DA AJUDA: UMA FREGUESIA DE FÉ E DE HISTÓRIA

Fenais da Ajuda é a freguesia mais oriental do concelho da Ribeira Grande, fazendo fronteira com o a Lomba de São Pedro (antigo lugar pertencente a Fenais da Ajuda até 1980), Furnas e Lomba da Maia, e dela faz parte o lugar da Ribeira Funda, onde existe a ermida de Nossa Senhora da Aflição.

A sua toponímia vem da abundância de feno naquele lugar e também em honra da padroeira do antigo Convento Franciscano que lá existia, Nossa Senhora da Ajuda. Havia ainda quem conhecesse a freguesia por Fenais da Maia ou por Fenais de Vera Cruz.

Em 1500 chegaram os primeiros habitantes da freguesia, que construíram uma ermida dedicada aos Santos Reis Magos, ainda padroeiros de Fenais da Ajuda, protetores da navegação e descobertas portuguesas. Fora elevado a paróquia em 1541 e em 1832 foi edificada a igreja paroquial dos Santos Reis Magos, benzida em 1843.

Hoje em dia, a ermida que invoca Nossa Senhora da Ajuda celebra a sua festa a 15 de agosto, verificando-se a afluência de emigrantes e micaelenses que se juntam nos principais festejos da freguesia. Este templo serviu de paróquia de 1832 até 1847.

De acordo com o Livro do Tombo da Igreja dos Santos Reis Magos, esta freguesia pertenceu até 1819 ao concelho de Vela Franca do Campo. Um ano mais tarde ao concelho de Nordeste, em 1839 no da Povoação, em 1856 ao concelho da Ribeira Grande, em 1876 novamente ao da Povoação e, finalmente, desde 1896 ao da Ribeira Grande.