O concelho da Trofa tem oito estabelecimentos de ensino inscritos no Concurso “Eco Valor – Separa e Ganha”, promovido pela Resinorte. A iniciativa premeia as escolas, a nível nacional, pelos resultados das ações de reciclagem efetuadas durante o ano letivo transato.

O certame consiste numa competição entre instituições, de qualquer nível de ensino e dimensão, na área de intervenção da Resinorte e tem como objetivo aumentar as quantidades de plástico, metal e pacotes de bebida, bem como o papel e cartão que são encaminhados para a reciclagem.

Assim, o Concurso insere-se no Plano de Atividades desta empresa, que é direcionado para a comunidade escolar e pretende dar prioridade ao desenvolvimento de ações de sensibilização e educação ambiental, promovendo a separação multimaterial e o incentivo da população para a correta separação e valorização dos resíduos urbanos.

De acordo com a Câmara Municipal da Trofa, as instituições do concelho que estão inscritas no concurso são a Escola Básica de Estação, a Escola Básica de Feira Nova, a Escola Básica de Fonteleite, a Escola Básica de Paradela, a Escola Básica de Esprela, a Escola Básica de Querelêdo, a Escola Básica de Lagoa e a Escola Básica de Cedões.

Relativamente aos prémios, no que respeita o Ecoponto Amarelo, os estabelecimentos de ensino serão premiados de acordo com as quantidades separadas para a reciclagem e todas as instituições ganharão 0,50 euros por cada saco de embalagens de plástico ou metal, a partir dos 70 sacos/455 quilogramas recolhidos durante o ano letivo, ou o equivalente em função da recolha por contentor ou ecoponto. Para as três melhores escolas o prémio é de 1 euro por saco para a escola que separar mais em valor absoluto, até ao valor máximo de 1000 euros.

No que concerne o Ecoponto Azul, todas as escolas a concurso ganharão 30 euros por cada mil quilogramas de papel ou cartão recolhidos durante o ano letivo, caso atinjam um mínimo de mil quilos separados ou o equivalente em função da recolha por contentor ou ecoponto. Para as três melhores escolas, isto é, as que separarem mais em valor absoluto, serão atribuídos 50 euros por tonelada, até ao teto máximo de 500 euros. As escolas vencedoras serão anunciadas no próximo dia 31 de agosto.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com