O projeto educativo Trofa+, criado pela Câmara Municipal da Trofa, assinalou três anos de existência. Em causa está um projeto que visa permitir que todos os alunos da Trofa tenham acesso equitativo à educação e formação e, assim, incentivar o sucesso escolar das crianças do concelho.

 

 

A Câmara Municipal da Trofa implementou, nos últimos três anos, três medidas no âmbito do projeto educativo Trofa+, que foi criado pela autarquia, com o intuito de incentivar o sucesso escolar dos alunos trofenses, através de um acesso equitativo à educação e à formação.

Com o mote “o teu sucesso escolar passa por aqui”, a autarquia trofense tem apostado, ao longo dos últimos três anos, no envolvimento, enquadramento e integração dos “alunos do concelho num projeto que quer aproximá-los do seu município e da realidade educativa que aqui se dinamiza. As várias medidas que o envolvem, nomeadamente a criação de uma plataforma online gratuita, tem-se revelado muito eficaz no acesso equitativo à formação de todos”, explicou Sérgio Humberto, presidente da Câmara Municipal da Trofa.

Neste contexto, o município criou uma equipa de 3 educadoras sociais e 5 psicólogas, “de forma a garantir o envolvimento não só dos alunos, mas também das famílias, tendo como principal foco a parentalidade positiva. Esta medida abrangeu mais de 150 professores e educadores de infância e 5400 alunos, com intervenção direta em mais de 100 famílias trofenses. Ao todo, foram realizadas 10 sessões para pais, com participação de entidades externas, mais de 100 sessões com crianças e mais de 2500 contactos diretos, com famílias de alunos referenciados. Foram ainda criados vários projetos e intervenções, dos quais se destacam: Projeto Comer e Aprender, Projeto Regras de Higiene, Projeto Amigos do Planeta, Convivência Social, Concursos Municipais, Sessões de Pais”.

Por conseguinte, a Câmara Municipal fundou, ainda, a Plataforma Trofa +, onde a comunidade educativa teve a oportunidade de descobrir a riqueza cultural do concelho, através da exploração de incríveis animações e jogos, monumentos, personalidades, lendas e as tradições do município da Trofa. Esta plataforma permite, também, explorar conteúdos de educação para a cidadania, atividades em família e testar conhecimentos.

Entre as três medidas postas em prática está ainda o Observatório Municipal da Educação, que foi criado pela autarquia para divulgar, acompanhar e monitorizar com eficiência e rigor as políticas educativas concretizadas. Este projeto permitiu medir os indicadores dos níveis de sucesso, bem como corelacionar esses dados com outros dados e indicadores da comunidade. Esta ação disponibilizou a informação necessária ao planeamento municipal da educação, mas também a consulta e recolha de informação educativa útil aos cidadãos.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com