Autarcas ribeiragrandenses visitam Casa dos Animais

Alexandre Gaudêncio e Tânia Fonseca visitaram a Casa dos Animais por ocasião das comemorações do Dia do Animal. O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande fez questão de relembrar o “trabalho que a autarquia tem vindo a desenvolver no que diz respeito À valorização do bem-estar animal”, dando como exemplo disso o facto de estes saírem da Casa dos Animais “com o chip colocado, vacinados, desparasitados e castrados, no caso dos machos”.

Durante o corrente ano já foram adotados cerca de 370 animais o que permite perceber “que estamos a manter o ritmo de adoções verificadas nos anos anteriores”, segundo o autarca.

Câmara promove formação interna sobre proteção de dados

A Câmara Municipal da Ribeira Grande promoveu uma formação interna que teve em vista a correta implementação da proteção de dados e segurança da informação, a cargo do formador interno e encarregado de proteção de dados da autarquia, António do Vale.

Ciente dos desafios que o novo regulamento geral de proteção de dados coloca às pessoas singulares e coletivas, a Câmara Municipal “tem vindo a preparar com o máximo rigor a operacionalização do documento para que os dados pessoais fiquem salvaguardados”, realçou Alexandre Gaudêncio.

O regulamento geral de proteção de dados entrou em vigor a 25 de maio de 2018 e prevê um período de dois anos para a sua total aplicação, sendo que a Câmara Municipal da Ribeira Grande foi a primeira nos Açores a aplicar a nova legislação.

Aulas de hidroginástica abrangem mais de 100 utentes

As aulas de hidroginástica para os idosos ribeiragrandenses já abrangem mais de 100 utentes vindos de nove instituições do concelho. O sucesso que esta iniciativa teve anteriormente permitiu aumentar os dias de aulas de dois para três, realizando-se estas no complexo de piscinas Viriato Madeiros, nos Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande.

O vereador do desporto, Filipe Jorge, explicou que as aulas são oferecidas à população sénior do concelho através de parcerias com os centros de dia, admitindo a possibilidade de alargar estas aulas a mais idosos “porque é uma forma de contribuirmos para o envelhecimento ativo da nossa população”, desafiando as várias instituições da Ribeira Grande que ainda não aderiram às aulas a fazê-lo.

Marcha da Ribeirinha comemora 10 anos

A Marcha Popular da Ribeirinha comemorou o seu 10.º aniversário. Na ocasião, que teve lugar no salão da Casa do Povo da freguesia, Alexandre Gaudêncio referiu a importância que as marchas populares apresentam quanto à preservação das tradições, bem como disse ser “inquestionável a importância das marchas para a preservação e divulgação dos usos e costumes locais”.

A Câmara Municipal da Ribeira Grande protocolou um apoio financeiro de 1500€ para com as marchas do concelho, um apoio que auxilia na preparação das marchas no tradicional desfile de marchas de São Pedro.

Casa do Arcano já dispõe de informação em braille

O Museu Casa do Arcano implementou a prova de aptidão profissional de Mariana Teves, denominada “Ver com outros olhos”, cujo objetivo principal é fazer chegar a vida e obra da madre Margarida do Apocalipse aos invisuais, ajudando-os a percorrer o museu com acesso a toda a informação que nele consta.

Existem agora panfletos em português e inglês braille, um áudio guia com todas as indicações de mobilidade, informação da história do museu e diretórios transcritos em braille que permitem aos invisuais chegar a todos as salas de exposições de forma autónoma.

Sanitários públicos inaugurados na Conceição

Os sanitários públicos inaugurados na freguesia da Conceição representam uma obra orçada em 70 mil euros, fruto de uma obra proposta por Gisela Paz no âmbito do Orçamento Participativo de 2018.

Localizados no parque de estacionamento da Rua Dr. Oliveira San-Bento, os sanitários servem a população local e os visitantes, e a sua centralidade em relação à freguesia e a um conjunto de serviços existentes nas proximidades constituem uma mais-valia para a localidade e para a cidade.

Candidaturas para apoio à aquisição gratuita de medicamentos já estão abertas

A Câmara Municipal da Ribeira Grande já abriu as candidaturas ao programa Abem, que devem ser formalizadas na divisão de Ação Social. Esta iniciativa tem em vista a comparticipação a 100% dos medicamentos prescritos e não comparticipados na sua totalidade aos agregados familiares carenciados.

A implementação do programa Abem no concelho da Ribeira Grande resulta de um protocolo celebrado com a Associação Dignitude. Aos seus beneficiários será facultado um cartão de beneficiário, que permitirá aceder aos medicamentos prescritos em qualquer farmácia aderente.

Jovens surfistas doam alimentos à Casa dos Animais da Ribeira Grande

Organizada pelo Azores Surf Club, a primeira prova do circuito de São Miguel de surf da Associação Açores de Surf e Bodyboard contou com a presença de cerca de 30 atletas inscritos que aderiram ao desafio lançado pela organização, que optou por cobrar o valor da inscrição em donativos para a Casa dos Animais da Ribeira Grande.

A iniciativa permitiu juntar cerca de 30 quilos de ração para cães e gatos e também proporcionou o reforço da sensibilização para a adoção através de uma campanha levada a efeito pela Casa dos Animais da Ribeira Grande durante a prova.

Alexandre Gaudêncio quer avançar com rastreios ao daltonismo nas escolas

O presidente da Câmara da Ribeira Grande recebeu em audiência de apresentação de cumprimentos o novo presidente do conselho de administração da Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel (USISM), Pedro Lourenço dos Santos.

O encontro serviu para inteirar o novo presidente da USISM sobre os projetos que a autarquia tem vindo a desenvolver em parceria com aquela unidade, nomeadamente os que estão relacionados com a saúde oral e saúde escolar.

Alexandre Gaudêncio manifestou também a intenção de “avançar com rastreios ao daltonismo no âmbito da implementação do projeto ColorADD, o que vai permitir identificar crianças e jovens que possam ter dificuldades em identificar corretamente as cores”.

‘Museum Hunter’ explora a rede de museus da Ribeira Grande

A aplicação ‘Museum Hunter’ é mais uma aposta da autarquia ribeiragrandense para acrescentar interesse pelos museus da cidade aos visitantes. Esta é uma aplicação que pode ser descarregada na App Store e Play Store, desenvolvida pela Cereal Games, e permite apresentar aos utilizadores “uma experiência divertida e esclarecedora das particularidades históricas”, de acordo com Alexandre Gaudêncio.

Do ponto de vista técnico, para que o objetivo se cumpra, o utilizador do ‘Museum Hunter’ deverá apontar a câmara do seu dispositivo móvel na direção dos artefactos para os quais as pistas o conduzem. Em alguns casos, animações em realidade aumentada surgirão como forma de anunciar o sucesso da missão que se traduz no desbloquear de mais um cromo.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com