ROTARY CLUB DE VILA NOVA DE GAIA CELEBROU 53 ANOS DE SERVIÇO À COMUNIDADE

O Rotary Club de Vila Nova de Gaia assinalou, no passado dia 15 de janeiro, o seu 53º aniversário com um jantar comemorativo no Hotel Holiday Inn, em Vila Nova de Gaia, integrado na Visita Oficial da Governadora do Distrito 1970, Deolinda Nunes. A celebração contou com a participação de mais de uma centena de representantes de vários clubes rotários do país. 

 

 

O jantar comemorativo do 53º aniversário do Rotary Club de Vila Nova de Gaia decorreu no passado dia 15 de janeiro, no Hotel Holiday Inn, em Vila Nova de Gaia, num ambiente marcado pelo companheirismo e pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo de mais de cinco décadas ao serviço da comunidade. A iniciativa integrou a Visita Oficial da Governadora do Distrito 1970, Deolinda Nunes, e contou com a atuação do Coro do Rotary Club de Vila Nova de Gaia. 

A cerimónia reuniu representantes de inúmeros clubes rotários de várias regiões do país, nomeadamente Águas Santas e Pedrouços, Douro e Vouga Internacional, Espinho, Esposende, Gaia-Sul, Guimarães, Marco de Canaveses, Ovar, São João da Madeira, Penafiel, Porto Este, Sandim, Senhora da Hora, Sever do Vouga, Valongo, Vila da Feira, Vila Nova de Famalicão e Maia. No total, estiveram presentes mais de 100 pessoas, entre as quais Paulo Ferreira do Amaral, em representação da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia. 

Na ocasião, a presidente do Rotary Club de Vila Nova de Gaia, Raquel Lima, destacou o significado da data para o clube e para os seus membros. “Estes 53 anos significam muito companheirismo, muita ajuda à comunidade, muito impacto positivo e muita amizade. São 53 anos de serviço à comunidade, com muito trabalho e dedicação de todos os companheiros e hoje já somos 37”, afirmou, enaltecendo que “servir a comunidade, reforçar laços e ajudar quem mais precisa é a mensagem que queremos deixar”. 

A responsável sublinhou ainda a importância da Visita Oficial da Governadora do Distrito, considerando o momento particularmente relevante para o clube. “Hoje também é uma noite especial, porque temos aqui a Visita Oficial da Governadora, Deolinda Nunes, que é muito importante para nós, por ser a pessoa responsável pelo distrito e está connosco a comemorar o nosso aniversário”, referiu. 

Segundo Raquel Lima, a celebração ficou também marcada pelo lançamento de novas iniciativas. “Para além da atuação do nosso coro, temos a assinatura de um protocolo com as Quintas Literárias, que é um projeto novo que estamos a começar este ano rotário”, explicou, acrescentando que o clube dará continuidade aos projetos já existentes. Entre as novas ações, destacou ainda que “temos também mais um projeto, que é a doação de sangue. Vamos organizar uma recolha de sangue, em Gaia, para doar ao hospital ou a quem necessitar”. 

Neste seguimento, Deolinda Nunes, Governadora do Distrito 1970, centrou a sua mensagem no lema presidencial do Rotary Internacional deste ano, “Unidos para fazer o bem”, salientando que “o Rotary é um movimento internacional que tem como visão transformar o mundo e deixá-lo melhor, contribuindo para a educação, a saúde, a água potável e a paz”.  

Destacando o combate à poliomielite como uma das grandes causas do Rotary a nível mundial, a Governadora do Distrito 1970 revelou que, “d Desde 1979, um grupo de rotários começou a vacinar as crianças nas Filipinas, a partir daí nasceu um movimento já com uma dimensão diferente  de combate à poliomielite e, hoje, decorridos tantos anos, infelizmente só conseguimos eliminar 99,9% dos casos, ainda há alguns casos, não muitos, na casa das duas dezenas, pouco mais do que isso, mas que nos afligem, como é óbvio e isso continua  a ser a grande batalha do Rotary e não desistimos até ao fim. Na verdade, esta é a grande causa e aquilo que nós temos sentido ao longo dos anos é que é da união, entre os clubes, entre as pessoas, entre as instuições que nasce todo este movimento crescente e a possibilidade de transformarmos o mundo”. 

A governadora elogiou também o percurso do Rotary Club de Vila Nova de Gaia ao longo dos seus 53 anos. “É um clube com um trabalho muito reconhecido por todas as instituições. Toca várias áreas e tem feito um trabalho notável”, ressaltou, deixando uma mensagem de incentivo, desejando “ânimo para mais 53 anos de serviço à comunidade”. 

Em representação da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Paulo Ferreira do Amaral destacou a importância do movimento rotário no concelho. “O movimento rotário é muito importante do ponto de vista do serviço ao próximo e da solidariedade”, referiu, evidenciando que o concelho conta com “três bons e grandes clubes rotários, com um historial de serviço social”. 

O representante da autarquia manifestou ainda a disponibilidade da Câmara Municipal para colaborar com o Rotary Club de Vila Nova de Gaia. “Sabemos que vão acontecer algumas ações de intervenção social, também no domínio da habitação social, e nós estamos interessados, obviamente, em conhecer e apoiar as iniciativas. Contamos com o Rotary Club de Vila Nova de Gaia e com todos os outros também e estaremos sempre disponíveis para discutir novas ideias, em benefício da população de Gaia, é isso o que verdadeiramente nos move e estamos aqui para dar esse testemunho”, reforçou.