O Rotary Club de Sandim recebeu, no passado dia 24 de fevereiro, uma palestra sobre o tema “Paz – Prevenção e Resolução de Conflitos”, proferida pelo Cónego da Diocese do Porto e jornalista e colunista do JN, Rui Osório.

Com casa cheia, num dos salões do Villa Sandini Hotel & Spa, Rui Osório deliciou os presentes com palavras sábias e avisadas sobre a paz, as suas imensas ameaças em inúmeros locais e sobre o companheirismo, uma das vertentes da vida dos próprios rotários.

Durante a sua palestra Rui Osório realçou mesmo a importância que tem “a reflexão sobre a paz promovida pelo Rotary Club de Sandim e outros clubes rotários que, por todo o mundo rotário, dedicam o mês de fevereiro ao tema da Paz, da Prevenção e da Resolução de Conflitos”.

Dando como exemplo o que se está a passar nos Estados Unidos, o Cónego criticou as constantes provocações do presidente Donald Trump, acrescentando mesmo que “face às inúmeras diatribes do presidente americano, já há reputados psiquiatras a diagnosticarem que Donald Trump estará a precisar de passar pelo consultório de algum deles”.

Por fim, Rui Osório não deixou de evocar o Papa Francisco e os seus constantes apelos à ética e formulou o desejo de que “não venha por aí, de novo, a “Lei de Talião”, cujas penas eram ‘olho por olho e dente por dente’”.