370 MIL EUROS INVESTIDOS NO PARQUE DE ESTACIONAMENTO DA CALDEIRA VELHA

O Governo dos Açores investiu 370 mil euros no parque de estacionamento que dá apoio ao monumento natural da Caldeira Velha. De acordo com a Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas, este tipo de investimento em infraestruturas de apoio a locais turísticos mostra a resposta do Executivo ao aumento de visitantes.

O novo parque de estacionamento de apoio ao monumento natural da Caldeira Velha teve um valor de cerca de 370 mil euros. A empreitada foi adjudicada à empresa Albano Vieira e teve um prazo de execução de 75 dias seguidos.

Esta nova obra integra a construção de um arruamento de acesso que se desenvolve em paralelo à Estrada Regional numa extensão de cerca de 300 metros. Tem capacidade para 90 viaturas ligeiras e três autocarros, e inclui uma ligação pedonal direta para a zona da portaria da Caldeira Velha.

O parque, inaugurado a 26 de julho, é gratuito, e ficará aberto durante o horário de funcionamento da Caldeira Velha. De acordo com Ana Cunha, a obra inaugurada não só assegura estacionamento para os visitantes daquele monumento natural, como permite discipliná-lo, assegurando mais segurança na Estrada Regional.

Na cerimónia de inauguração do parque de estacionamento de apoio ao monumento natural da Caldeira Velha, a governante enfatizou que o melhoramento das infraestruturas de apoio a locais turísticos, demonstra que o Executivo tem dado resposta efetiva, no terreno, à cada vez maior afluência de visitantes a estes espaços icónicos do arquipélago.

De acordo com a Secretária, “as soluções construtivas adotadas procuraram privilegiar a integração harmoniosa no local, sendo os estacionamentos com grelhas de arrelvamento e o arruamento em betuminoso pigmentado na cor vermelho escuro”, a par do acesso pedonal, construído em madeira tratada, com piso em bagacinas, idêntico ao interior da Caldeira Velha.

Este investimento faz parte de um conjunto de empreitadas que o Governo Regional tem feito através da Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas ao nível da requalificação e reforço de zonas de estacionamento junto aos principais pontos turísticos, sendo que já foram criados 280 lugares para ligeiros e 23 para autocarros.