Foi criado em 1908 por um grupo de jovens entusiastas de futebol, liderados por Manoel dos Santos, com um único objetivo: poderem enfrentar outros grupos já formados na outra margem do rio.

Chamado então de “Foot-ball Club de Gaia”, esta é a associação desportiva mais antiga e uma das mais emblemáticas de Vila Nova de Gaia, contando, nos anos 50, com as modalidades de futebol, andebol, basquetebol, voleibol, atletismo, hóquei em campo e ténis.

Após uma interrupção abrupta, quando se viu obrigado a ceder as instalações onde se encontrava, o clube retomou a sua atividade e acrescentou também a ginástica e, mais tarde, o futsal, esta última que acabaria por ser extinto em 2000.

Atualmente, por incapacidade de espaço e dificuldades financeiras, apenas tem as modalidades de andebol, basquetebol, ginástica artística e futebol, que foi retomado em 2011, após 60 anos de paragem. Com mais de uma centena de anos, este clube tem vindo a conquistar variadíssimos títulos, nacionais e regionais, nas diversas modalidades, colocando o nome de Vila Nova de Gaia sempre em alta.

Pela sua dedicação, esforço e por nunca desistir de se manter vivo apesar das dificuldades por que já passou, o AUDIÊNCIA distingue, este ano, o Futebol Clube de Gaia com o Troféu Clube Desportivo.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com